Tags

,

Dados divulgados pelo Centro de Referência do Idoso (CRI), ligado à Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), relevam os casos de violência contra idosos caíram 51% entre janeiro a maio deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o levantamento, nos cinco primeiros meses deste ano foram 163 casos contra 334 no mesmo período de 2017.

Os dados, avaliados como positivos, foram divulgados na véspera do Dia Internacional da Conscientização da Violência contra o Idoso, comemorado nesta sexta-feira (15). No Brasil, de acordo com levantamento do Disque 100, serviço do Governo Federal, onde podem ser realizadas as denúncias, a partir de 2015, a violência contra idosos, cresceu 16,4%, registrando mais de 16 mil queixas de maus tratos.

E, para marcar a data, uma programação especial foi preparada, com objetivo de conscientizar a sociedade sobre o respeito e os cuidados com os idosos.  Em Sorocaba, cabe ao CRI, acolher as denúncias, buscar informações, realizar encaminhamentos e prestar esclarecimentos com relação ao direito dos idosos.

De acordo com o levantamento entre os casos de violência contra idosos estão a física; negligencia/abandono; sexual; econômico-financeira e patrimonial; autoinfligida e autonegligência e Psicológica.

Elaine Redes, da Divisão de Proteção Social Especial da Sias, explica que quando as denúncias são muito graves, o Centro deve tomar medidas rápidas para evitar mais sofrimento do idoso, “Havendo à necessidade são tomadas ações visando o acolhimento institucional”, comenta Elaine.

“A violência contra a pessoa idosa, em suas diversas manifestações, é um dos maiores obstáculos e atinge profundamente a dignidade da pessoa humana”, argumenta a secretária de Igualdade e Assistência Social (Sias), Cíntia de Almeida, ao falar que a violência, seja de qualquer natureza, fere os direitos humanos.

Vale ressaltar, todas as denúncias devem ser feitas ao Disque 100, número criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia. A identidade de quem denuncia é preservada. Denúncias também podem ser feitas pelo portal http://www.disque100.gov.br.

O Centro de Referência do Idoso, está localizado na rua Manoel Afonso, 64, Vila Progresso (dentro da Chácara do Idoso), telefones: 3302-3737 e 3233-6599.

Clube do Idoso terá Programação no Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

A Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), por meio da Coordenadoria do Idoso em parceria com a Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), da Prefeitura de Sorocaba, irá realizar duas palestras sobre os direitos dos idosos, nesta sexta-feira (15), quando é celebrado o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, sendo uma no Clube do Idoso e outra na Chácara do Idoso.

Confira programação:

– 15/06 – 9h às 10h30

Local: Chácara do Idoso

Roda de conversa sobre os direitos dos idosos com os idosos, e familiares, frequentadores da Chácara do Idoso.

End.: Rua Manoel Afonso, 64 – Vila Progresso – Telefone (15) 3302-3737

– 15/06 – 9h às 10h30

Local: Clube do Idoso

Roda de conversa sobre os direitos dos idosos com os idosos, e familiares, frequentadores do Clube do Idoso.

End.: Padre Lara de Moraes – Pinheiros (ao lado do Centro Esportivo André Matiello) – (15) 3233-9014

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios