Tags

Nesta quarta-feira (28), aconteceu a segunda aula da oficina “Comunicação Sem Limites” no Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva”.

O encontro é voltado aos idosos ativos e trabalha-se com a terapia ocupacional, com o objetivo de retomar recursos antigos de comunicação e mostrar o seu avanço, apresentar os mais atuais, como o uso do celular para tirar fotografias, e utilizar as mídias sociais, contribuindo na melhoria da qualidade de vida.

A oficina busca um resgate das questões de autoestima a partir dos recursos tecnológicos, para que a partir disso aconteçam mudanças no dia a dia, como o bem estar que um idoso tem em poder utilizar o seu equipamento e mostrar o quanto uma fotografia pode ajudar as pessoas a se aproximarem e a melhorar a autoestima.

“Nós queremos proporcionar aos idosos um cotidiano melhor, melhorando as suas relações e incluindo-os na sociedade na era da tecnologia”, explica a professora de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba (Uniso), Lilian Nogueira, responsável pela oficina. Ela atua em conjunto com suas alunas do último ano do curso, que fazem estágio em parceria com a Prefeitura de Sorocaba.

Ela ainda complementa com a satisfação em poder realizar as aulas. ” Esse processo intergeracional é muito positivo tanto para quem ensina, quanto para quem aprende. A possibilidade de estar em contato com idosos ativos é de conseguir resgatar experiências, histórias de vida, aprender com isso e poder contribuir”, completa Lilian.

As aulas utilizam os recursos da comunicação, como mídias sociais, expressão verbal, corporal, cartas, entre outros, e seguem um cronograma preparado de acordo com o estudo do espaço, a demanda dos alunos que a cada aula mostram suas dificuldades e desejos específicos de aprendizagem, e ferramentas como o “Mapa Ocupacional”, no qual avalia-se como está o dia a dia do aluno para posteriormente ter um retorno do que poderia ser melhorado para contribuir na qualidade de vida.

“As vezes não temos essa oportunidade de falar com o público idoso, esse convívio no dia a dia, então estar aqui é muito bom para termos uma troca, reconhecer o valor do outro e poder entender a demanda desse público para poder contribuir com eles da melhor maneira possível”, comentou a professora auxiliar, Nathaly dos Santos Carneiro, estagiária do projeto.

As irmãs Nair Molina e Maria Molina, frequentadoras do Clube do Idoso e participantes da oficina, demonstram satisfação com as aulas e como elas tem contribuído em suas vidas. “Está sendo muito bom participar da oficina, estou adorando, pois já gostava de internet e de Facebook, mas não sabia mexer e agora estou aprendendo. Elas me ensinaram a maquiar pelo celular, afinar o rosto, diminuir as bochechas e a usar a luz da janela pra tirar selfie”, avaliou a aluna Nair. Sua irmã Maria completa: “para mim é tudo novidade, pois não conhecia nada na parte de internet e já aprendi a tirar foto e vou continuar treinando em casa”.

Os encontros acontecem às quartas-feiras, a partir das 9h. Os interessados podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 4 de abril, no Clube do Idoso, localizado em Pinheiros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3233.9014.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios