Tags

A Comissão de Meio Ambiente e de Proteção e Defesa dos Animais, presidida pelo vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), protocolou requerimento, nesta segunda-feira, 19, em que solicita providências à Prefeitura Municipal em relação à mortandade de peixes nos rios Sorocaba e Pirajibu. Além de seu presidente, João Donizeti, também assinam o requerimento a vereadora Iara Bernardi (PT) e o vereador Vitão do Cachorão (MDB), que também integram a comissão.

De acordo com o documento, a Comissão recebeu fotos e vídeos, que denunciam centenas de peixes morrendo nos cursos de águas da cidade. Para o presidente da comissão, vereador João Donizeti, é inaceitável que, na “Semana Mundial da Água e do Rio Sorocaba”, a prefeitura permita que os peixes morram.

“Já acionamos a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), e aguardamos uma posição urgente, para entender o que está ocorrendo de fato. Não sabemos se é falta de oxigênio, se é por causa da poluição ou outra questão. Neste momento, se faz necessário descobrir e a Prefeitura precisa tomar providências urgentes”, afirma.

Os membros da Comissão de Meio Ambiente lembram que o documento está amparado pelo artigo 41 do Regimento Interno: “As comissões Permanentes têm por atribuições estudar as proposições e outras matérias submetidas ao seu exame, dando-lhes parecer propondo a adoção ou rejeição, e ainda, oferecendo emendas ou substitutivos, ressalvadas as restrições legais”. João Donizeti afirma que “a comissão espera uma resposta urgente da Prefeitura, ainda nesta semana”.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios