Tags

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) sediou nesta quarta-feira (28), um Workshop sobre Indústria 4.0: Inovação, Educação e Aplicação. O evento foi realizado em parceria com a Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec).

Com cerca de 700 participantes, o evento contou com representantes da Festo Automação, Siemens, ABB e Embratel que discutiram temas como Robótica, Cibersegurança, Manufatura Aditiva e Realidade Aumentada, e apresentou novidades e oportunidades no mercado.

O diretor da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec), Luiz Carlos Rosa, fez uma apresentação dividindo seu conhecimento profissional e acadêmico com os participantes.

O que é Indústria 4.0

Em 2011, a conceituação de Indústria 4.0 chegou ao público e começou a ser discutida entre os empreendedores. O objetivo é único: otimizar os sistemas industriais e facilitar a troca de informações entre dispositivos e processos. Esse conceito descentraliza o controle da produção e interconecta todos os dispositivos, criando uma nova estratégia de logística impactante na produção.

Essa nova tendência une os estudos de Tecnologia da Informação (TI), o trabalho colaborativo (funcionários) e as máquinas de automação em um sistema mais rápido e de alta tecnologia – um projeto que insere as empresas na nova era da Internet Industrial.

Para o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto de Freitas, “um dos eixos de trabalho do PTS em nosso planejamento é a indústria 4.0, que está crescendo exponencialmente e eventos como esse tem a finalidade de fomentar essa cultura da inovação e da tecnologia”, explicou.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios