Tags

Os visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” poderão conferir neste sábado (3), durante todo o dia, atividades especiais para celebrar o Dia Mundial da Vida Selvagem (3 de março), com foco nos grandes felinos.

Além de acompanhar a entrega de presentes a alguns animais do parque, as crianças vão participar de uma oficina para colorir desenhos dos grandes felinos.

O intuito da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) é chamar a atenção das pessoas para a necessidade de preservação e conservação da natureza, levando-as a refletir sobre sua relação com a fauna silvestre, em especial com os grandes felinos. A data foi criada em 2013 pelas Nações Unidas com o objetivo de falar às pessoas sobre a importância da vida selvagem.

Todos os animais são importantes, porém, aqueles chamados “silvestres” ou “selvagens” possuem importância também no que se refere à conservação da natureza, uma vez que são responsáveis por diversos aspectos (genéticos, sociais, econômicos, científicos, educacionais e culturais) que auxiliam na manutenção de um meio ambiente equilibrado e saudável para todos.

De acordo com secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, os grandes felinos são o foco deste ano pois encontram-se ameaçados de extinção, uma vez que necessitam de grandes áreas de matas e florestas para sobreviverem. “No Brasil vivem duas espécies de grandes felinos, a onça-pintada e a onça-parda, ambas consideradas vulneráveis à extinção pelo Ministério do Meio Ambiente”, explica o titular da pasta.

Em horários específicos, os visitantes poderão conhecer melhor as quatro espécies de grandes felinos que vivem no zoo: leoa (10h), onça parda (10h30), onça-pintada (16h) e o tigre-de-bengala (16h30). Além disso, eles poderão acompanhar a entrega de “presentes” para esses animais.

Já das 13h às 15h, as crianças (acompanhadas de um adulto) poderão aprender e se divertir em uma oficina para colorir desenhos dos grandes felinos no quiosque atrás do Museu de Zoologia do parque. Os adultos que estiverem acompanhando as crianças durante a oficina poderão tirar fotos com placas que incentivam a conservação da vida selvagem. As fotos serão publicadas na página do Facebook do zoo.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios