Tags

O prefeito José Crespo anunciou, na noite desta segunda-feira (26), o segundo polo da Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo – no município.

A nova unidade funcionará no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e serão abertas mais 200 vagas, além das 200 oferecidas na Uniten (Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios).

A conquista foi anunciada durante a primeira aula presencial do polo da Uniten, localizada na Vila Barão.

José Crespo inaugurou a sala de aula, ao lado da vice-prefeita, Jaqueline Coutinho, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Robson Coivo, secretária de Educação, Marta Cassar,  secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira, vereador Luís Santos e Márcio Borges, representante do deputado estadual Carlos César, além de 50 alunos do curso de Pedagogia.

“O Governo do Estado abriu a 4ª Universidade Pública Estadual, na forma de um curso tele presencial, que é o mais moderno que existe. Acredito que este modelo vai crescer cada vez mais, talvez as outras universidades sejam assim, pois a vida moderna é muito agitada. Haviam requisitos que a prefeitura tinha que cobrir, nós simplesmente encaramos com o apoio das secretarias envolvidas (Desenvolvimento Econômico e Educação) e o Parque Tecnológico. É uma conquista ao povo de Sorocaba, nós estamos na frente de praticamente todos os municípios do Estado de São Paulo e conseguimos dois polos na cidade para estas pessoas que terão uma vida melhor com seu diploma”, disse José Crespo.

A sala foi totalmente equipada com computadores para as monitorias e para as aulas presenciais. A Univesp é mais uma oportunidade de ensino universitário gratuito oferecido de forma semipresencial, com apoio dos professores das melhores universidades do Brasil. No total, para os dois polos, são 400 vagas oferecidas, 200 em cada um (Uniten e PTS), divididos em 100 vagas para cada um dos quatro cursos: Engenharia da Computação, Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Tecnólogo em Gestão Pública, este último realizado em parceria com a Fatec.

O vestibular contabilizou cerca de 1.600 inscritos. “O vestibular foi difícil, bem concorrido. As pessoas que passaram são vencedoras, tenho certeza que irão aproveitar o máximo esta grande oportunidade”, afirmou Robson Coivo.

A expectativa da Paula da Rezende é de melhorar as condições para o mercado de trabalho. Com 31 anos, a bióloga vai cursar a segunda graduação em Pedagogia para poder dar aulas. “Quero aumentar minha área de atuação e esta é a oportunidade da minha vida, pois conseguirei estudar e trabalhar”, enfatizou ela.

Para o segundo polo, no Parque Tecnológico, os próximos alunos da sequência da lista do vestibular serão convocados. A matrícula será na Uniten, localizada na avenida Gal. Osório, 1.840, na Vila Barão. A lista será divulgada nesta quarta-feira (28), no site da Vunesp,  também no site da Prefeitura de Sorocaba e nas redes sociais. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3316.1666.

Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Educação e do gabinete e da secretaria de Abastecimento e Nutrição, além dos funcionários da UNITEN e de toda a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Cursos da Univesp
Grande parte do curso é realizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, como assistir videoaulas, acessar material didático e bibliografia das disciplinas, além de tirar dúvidas do conteúdo com tutores.
Já os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas, discussões em grupo, trabalhos orientados por tutores. Ali, também podem solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre o AVA.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios