Tags

No dia 15 de março, o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” celebrará quatro anos de existência. Para comemorar a data, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), em parceria com a Votorantim Industrial e o Círculo Orquidófilo Sorocabano prepararam uma programação especial, com visitas monitoradas, reuniões e encontros técnico-científicos e o lançamento de uma nova coleção botânica do espaço ecológico.

“É com grande alegria que vamos comemorar o aniversário do Jardim Botânico, um dos nossos cartões postais de Sorocaba. Além de criarmos uma Comissão Técnico-Científica, que é um ganho muito importante para o Jardim Botânico, vamos ganhar 20 orquídeas nativas de Mata Atlântica do Legado das Águas, que serão colocadas em nosso orquidário, incrementando ainda mais a nossa coleção”, destaca o secretário Jessé Loures.

Nos dias 15 e 16 de março, serão realizadas visitas monitoradas para grupos agendados. Nessas visitas, os participantes terão oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Jardim Botânico, suas coleções e sobre a importância da conservação da flora.

Também no dia 15, às 10h, será realizada a reunião de posse da Comissão Técnico-Científica (CTC) do Jardim Botânico, que vai reunir pessoas de diversos segmentos sociais e tem caráter consultivo e de aconselhamento técnico-científico, com a finalidade de promover a discussão e o acompanhamento das atividades de pesquisa, conservação, lazer e educação ambiental.

Já no dia 18, às 9h, será realizado o lançamento da coleção de orquídeas do Legado das Águas – Reserva Votorantim, a maior reserva particular da Mata Atlântica do país. As plantas serão doadas para o Jardim Botânico e passarão a compor parte de seu acervo. As orquídeas possuem flores muito apreciadas por sua beleza, diversidade e raridade, porém, muitas espécies estão ameaçadas de extinção devido à destruição das florestas e pela sua retirada do habitat natural (exploração predatória). Elas compõem cerca de 10% de toda a flora do planeta e são encontradas em praticamente todos os lugares.

Após o lançamento, o biólogo Luciano Zandoná, especialista em orquídeas, realizará uma palestra no local. Na sequência, às 11h, será realizada a reunião mensal do Círculo Orquidófilo Sorocabano, aberta a todos os interessados, na qual os associados vão expor suas orquídeas e atenderão os visitantes tirando dúvidas sobre o cultivo.

Sobre o Botânico

Administrado pela área de Gestão Ambiental e Zoobotânica da Sema, o Jardim Botânico tem como principal objetivo proteger e preservar as espécies locais e regionais da flora, além de ser destinado ao lazer, às pesquisas acadêmicas e à educação ambiental.

O Jardim Botânico possui uma área de aproximadamente 70 mil metros quadrados, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica. Entre os espaços, os visitantes podem conhecer o Palacete de Cristal, que abriga jardins internos com plantas do Cerrado, Floresta Tropical, Ambientes Áridos e Jardim Japonês, onde, também, são realizados eventos e exposições; o Salão Multiúso, para atividades de Educação Ambiental; o Orquidário; o Roseiral; o Mirante, onde os visitantes têm a oportunidade de contemplar uma vista panorâmica de Sorocaba e é possível avistar o vale do rio Sorocaba, o morro da Fazenda Ipanema e até a Serra de São Francisco, em Votorantim; trilhas na mata; e o Bosque do Arranha-Gato, uma área sombreada com bancos para descanso, sendo um local propício para a realização das ações educativas e contemplação da natureza.

O Botânico, ainda, possui o Jardim Sensorial de Plantas Medicinais. Construído próximo ao roseiral, numa área de 150 m2, o espaço tem o formato do símbolo do infinito e é composto por aproximadamente 50 espécies de plantas medicinais, como melissa, boldo, maracujá, hortelã, cavalinha e babosa, entre outras. O espaço foi projetado também com o objetivo de aguçar os sentidos a partir dos estímulos oferecidos pelas texturas, formas e aromas presentes em cada elemento que compõe o jardim.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios