Tags

,

O anúncio da oferta de 696 vagas remanescentes em 47 creches da rede municipal, feito pela Prefeitura de Sorocaba no início da semana, provocou polêmica nas redes sociais. Muitos ficaram sem entender como poderia ocorrer “sobra” de vagas, diante do divulgado déficit no setor.

De acordo com a própria Secretaria da Educação (Sedu), 2.394 crianças esperam por vagas em creches na cidade. A aparente discrepância ocorre, segundo informou a Prefeitura, pois as vagas remanescentes são aquelas que não foram escolhidas pelos pais ou responsáveis no momento da inscrição — oportunidade em que devem indicar dez unidades de preferência.

Desta forma, as vagas remanescentes são aquelas para as quais não foi manifestado interesse. Segundo a Sedu, os motivos vão desde a distância da residência ou trabalho dos requerentes até a faixa etária oferecida como atendimento nessas unidades escolares.

Atualmente, 4.986 crianças de zero a três anos de idade estão inscritas no Cadastro Municipal Unificado para o ano de 2018, sendo que 2.592 conseguiram vagas para os Centros de Educação Infantil (CEIs).

No site

Com a divulgação da lista de vagas disponiveís no site da Prefeitura de Sorocaba (https://goo.gl/5bRk9R), os responsáveis poderão verificar se há interesse e compatibilidade com os locais, os períodos (integral ou parcial) e as idades das vagas ofertadas.

A Sedu informou que a inscrição no Cadastro Municipal Unificado, ocorrida em novembro, tem validade para todo o ano letivo de 2018, ou seja, não é necessário se inscrever novamente no cadastro, é preciso apenas que os pais ou responsáveis indiquem as unidades, se houver interesse, de 23 a 31 de janeiro de 2018 nas unidades da Casa do Cidadão.

O resultado será divulgado no dia 22 de fevereiro pelo site da Secretaria da Educação: http://educacao.sorocaba.sp.gov.br/.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Anúncios