Tags

Nesta sexta-feira (30), 40 profissionais da Guarda Civil Municipal passarão por um curso de capacitação para atender as ocorrências geradas pelo “Botão do Pânico”. As aulas serão ministradas na sede da Secretaria da Segurança e Defesa Civil, a partir das 9h.

O secretário da pasta, Fernando Dini, ressalta a importância do treinamento, para o atendimento especializado nos casos de violência contra as mulheres. “O Botão do Pânico faz parte do plano de governo do prefeito José Crespo e tenho a certeza de que a sua implantação será marco tecnológico em segurança pública”, ressalta.

O comandante da GCM, Marcos Mariano, abrirá o evento falando sobre os procedimentos policiais nos casos de violência contra a mulher. Em seguida, o chefe de seção do COI (Centro de Operações de Inteligência) Rodrigo Balbinot, explanará sobre a parte técnica e como será feita a utilização do Botão do Pânico.

A terceira profissional a passar instrução aos gcms será a doutora Alessandra Borghi, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Ela falará sobre feminicídio e a importância do novo sistema no combate à violência contra a mulher. Encerrando as atividades, Katia Cilene Godoy, do Cerem (Centro de Referência da Mulher), falará sobre os protocolos de atendimento adotados pelo órgão.

Como funciona

Mulheres vítimas de violência doméstica receberão um aplicativo que simula o botão do pânico. O programa, assim que acionado, manda um alerta para o COI, na Guarda Civil Municipal, com a localização da vítima, fotos e informações sobre os envolvidos e começa a captar o áudio do ambiente.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios