Tags

A convite dos vereadores, o urologista Fernando Russo fez uso da Tribuna Popular na sessão ordinária desta terça-feira, 7, para falar sobre a campanha Novembro Azul, de conscientização sobre o câncer de próstata, e a importância do diagnóstico precoce da doença.

“Esse ano o tema da campanha é “Seja herói da sua saúde”, ou seja, os homens normalmente são apontados como heróis de seus filhos e parentes, mas se você não cuidar de si mesmo, não terá oportunidade de cuidar de quem mais ama”, disse Russo, ressaltando a importância da realização do exame de toque para identificar alterações na próstata, pois, segundo ele, a doença é totalmente assintomática no estágio inicial.

Segundo Russo, no Brasil o câncer de próstata é o segundo tumor mais prevalente (61 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença em 2016) e também o segundo mais fatal, levando ao falecimento em torno de 20% a 25% dos pacientes.

SOBRE A CAMPANHA: Novembro Azul é uma campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento conta com o apoio da Câmara Municipal de Sorocaba, que realiza ações em alusão à campanha como a iluminação especial na cor azul da fachada da Casa de Leis e a inclusão de um laço azul no painel do plenário e no banner do site (www.camarasorocaba.sp.gov.br).

Também foram realizados dois programas com vereadores debatendo o assunto que estão inclusos na grade de programação desse mês da TV Câmara (Canal 61.3, digital e aberto, e Canal 6 da NET).

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios