Tags

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância do respeito a todas as faixas de pedestres das vias de Sorocaba, a Urbes – Trânsito e Transportes realizou nesta terça-feira (7) palestras do Programa de Trânsito “Faixa Viva” a 100 funcionários da empresa Bosch.

A ação é uma das estratégias para educar as pessoas para que adotem novas posturas no trânsito, evitando atropelamento nas vias da cidade. O programa atende a lei municipal nº 10.446/2013, que instituiu o Programa de Trânsito “Faixa Viva”. Além disso, garante o cumprimento do artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Lei federal nº 9.503 de 23/09/97, que assegura aos pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim a prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica.

Durante a palestra, a equipe da Urbes abordou a fragilidade do pedestre e a necessidade do respeito de outros modais, e a importância da comunicação entre os usuários da via, como, por exemplo, a sinalização que uma pessoa deve fazer para mostrar a sua intenção de atravessar a via e assim garantir a sua segurança.

O pedestre deve obedecer à sinalização de trânsito específica e somente andar na faixa própria. No semáforo, ele deve esperar até que o sinal feche para os carros. Para a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre, ainda na calçada, deve estender o braço com a palma da mão, e só atravessar quando os carros pararem. Já os motoristas devem reduzir a velocidade do veículo ao avistarem uma faixa de pedestre e, quando houver um pedestre indicando querer atravessar, parar o veículo para que ele atravesse com tranquilidade e segurança.

Já nesta quarta-feira (8), às 8h30, a Urbes levará a ação educativa aos funcionários da empresa Dalutex.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios