Tags

O tempo seco e o período longo de estiagem aumentam os focos de incêndio na cidade. Para tentar diminuir esse risco à população e trazer mais segurança, o vereador Fausto Peres (Podemos) protocolou um requerimento pedindo maiores informações sobre a extinto Patrulha Verde e pretende cobrar a Prefeitura para que o serviço retorne.“É um risco não só à segurança dos moradores, mas também para a fauna e flora local. Com o ar seco, os focos de incêndio abaixam ainda mais a umidade do ar podendo causar ou agravar problemas respiratórios”, explica Fausto Peres. No gabinete do vereador, o telefone e as redes sociais recebem diversos contatos de munícipes pedindo para que alguma providência seja tomada quanto às inúmeras queimadas.

Criada 2006, a Patrulha Verde atuava em toda a cidade e era formada por servidores municipais treinados. Envolvia a Secretaria do Meio Ambiente, a Secretaria de Segurança Comunitária, Defesa Civil e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

A equipe trabalhava diariamente do 12h às 18h com dois pontos de observação para localizar os focos de incêndio. Em 2011, a Patrulha Verde auxiliou no combate a 947 focos de incêndio, a sua maioria na zona norte da cidade. Os meses em que tiveram mais ocorrências foram Junho, Julho Agosto e Setembro. O último registro que se tem das ações da Patrulha foi em 2013.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios