Tags

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e da Secretaria da Saúde (SES), realizará nesta sexta-feira (1), das 9h às 11h, a implantação de canteiros de plantas medicinais na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Carandá.

Os interessados em obter mais informações sobre o “Fito Sorocaba” podem entrar em contato com a equipe do Jardim Botânico através do e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.

A atividade faz parte do Projeto “Fito Sorocaba”, que visa promover o uso racional das plantas medicinais na atenção primária à saúde, resgatando o conhecimento popular, embasado no conhecimento científico.

As ações do “Fito Sorocaba” incluem o jardim sensorial de plantas medicinais do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, canteiros de plantas medicinais, doação de mudas em algumas UBSs, além da promoção do tema através de oficinas de capacitação e visitas monitoradas.

Até o momento, foram implantados canteiros de plantas medicinais nas UBSs Cerrado, Ulisses Guimarães, Laranjeiras, Ana Paula Eleutério, Cajuru e Lopes de Oliveira. Além disso, foram realizadas oito oficinas sobre o cultivo e uso de fitoterápicos, que atenderam cerca de 300 pessoas.

Neste ano, espera-se ampliar o atendimento. A UBS do Carandá foi uma das interessadas e, em julho deste ano, a equipe de servidores da unidade recebeu encontros de sensibilização para o projeto.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias