Tags

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas, participou nesta quinta-feira (17), da 2ª reunião do Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas e da 1ª reunião de integração das Diretorias Colegiadas dos Comitês de Bacias, ambas realizadas na cidade de Marília (SP).

Nas reuniões foram tratados assuntos relacionados ao Projeto de Lei 315/2009, sobre a Compensação Financeira, que irá alterar a questão do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), instância econômico-financeira de apoio à implantação da Política Estadual de Recursos Hídricos por meio do financiamento de programas e ações na área de recursos hídricos, de modo a promover a melhoria e a proteção dos corpos d’água e de suas bacias hidrográficas.

O Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas é a Instância Colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacias Hidrográficas legalmente instituídos no âmbito do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, existentes no território do Estado de São Paulo. O encontro foi representado pelo secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas de Sorocaba, Anselmo Neto.

Em março deste ano, o prefeito José Crespo, foi eleito presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH –SMT), para o triênio 2017/2019. Na ocasião, agradeceu o apoio e prometeu trabalhar para corresponder às expectativas das cidades integrantes do Comitê. “Um órgão que tem como característica o dinamismo em suas ações, fundamentais para a defesa dos interesses em comum, no que diz respeito à hidrografia da nossa região”, destacou Crespo.

Segundo o secretário Anselmo Neto, as reuniões fortalecem a articulação das cidades da região metropolitana para um trabalho em conjunto entre os municípios. “O objetivo é criar politicas públicas para fortalecer as questões estaduais e federais que atingem as nossas bacias hidrográficas”, comentou. O Fórum Paulista foi criado em 2004 e todo território paulista possui comitês, o que não é realidade nos outros Estados. Esta reunião visa também preparar a participação de São Paulo no Fórum Mundial da Água que pela 1ª vez será no Brasil em março de 2018.

Participaram da reunião e aparecem na foto ao lado do secretário Anselmo Neto, o gerente da Agência da CETESB de Sorocaba, Sétimo Marangon, a vice-prefeita de Jumirim, Elisabeth Matteucci, representando o prefeito Darcy Schiavi, que é o presidente da Câmara Técnica do Comitê de Bacias do Médio Tietê, e Rosângela Aparecida Cesar que também é membro da Câmara Técnica. Todos são membros do Comitê de Bacia Hidrográfica – Médio Tietê, do qual o prefeito José Crespo é o presidente.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios