Tags

A Urbes – Trânsito e Transportes finalizou nesta sexta-feira (11) a instalação de um detector de altura na avenida Dom Aguirre, na pista sentido Centro, na altura da rua Porfírio Loureiro, no bairro Santa Rosália. O equipamento está em fase de teste.

A medida é um alerta a mais aos motoristas que passarem pela avenida Dom Aguirre a respeito da altura limite do pontilhão da linha férrea, localizado próximo à Praça Lions, já que existem placas de sinalização ao longo da avenida informando a altura máxima do local. Esta será mais uma forma de evitar que caminhões fiquem enroscados no pontilhão, prejudicando o trânsito na cidade.

De acordo com a Urbes, o equipamento é fabricado pela empresa Le Batista, instalada no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), no laboratório da GENS (Grupo de Estudos de Negócios Sustentáveis) Esamc, e não teve custo nenhum aos cofres públicos. Além disso, o detector é sustentável, já que seus dois sensores possuem captação de energia solar.

Como funciona

Quando um caminhão ou um ônibus com mais de 4,30 metros passar pelo local, será acionada uma sirene e um foco piscante. Com isso, o condutor será alertado do excesso de altura e deverá desviar da avenida, entrando à direita na rua Comendador Hélio Monzoni. Além disso, o sistema possui uma central na Urbes, que informa que houve a detecção de excesso de altura.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo com suas dimensões ou de sua carga superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização, sem autorização, é infração grave (5 pontos na CNH), com multa de R$ 195,23.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios