Tags

As equipes de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), da secretaria de Recursos Hídricos, estarão no Clube do Idoso, na próxima quarta-feira (16), das 9 às 11h, com a Campanha de Prevenção às Queimadas.

Devido ao clima seco na região, o risco de ocorrências de queimadas aumentam, e visando conscientizar a população sobre os problemas decorrentes das queimadas, a campanha tem como objetivo, sensibilizar a população e orientar sobre os procedimentos para evitar e até mesmo denunciar essa prática, que é prejudicial ao meio ambiente e ao próprio ser humano.

De acordo com o Secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, para sensibilizar o público que frequenta o Clube do Idoso, a Sema levará a exposição de animais taxidermizados (empalhados) de espécies que vivem em Sorocaba. Além disso, o público poderá conferir de perto o lobo-guará, biguá, cachorro do mato, ratão do banhado, entre outros.

A atração principal será o tamanduá bandeira, que morreu devido à queimada, e por isso, possui algumas partes do corpo enfaixadas.

Além de conhecer a exposição, os idosos receberão orientações e um folder explicativo sobre o tema.

Como a população pode ajudar:

Diversas ações podem ser evitadas: não jogar bituca de cigarro em locais inadequados; não acender fogueiras; não colocar fogo em lixo e em folhas secas; e principalmente não soltar balões, por ser perigoso e é crime.

A população também pode e deve fazer a sua parte, denunciando uma ocorrência ligando no telefone 193 dos Bombeiros ou 153 da Guarda Civil Municipal e também orientando parentes, amigos e vizinhos sobre os males que as queimadas podem causar.

Queimada é crime e a multa pode chegar a R$2.800,00.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios