Tags

A Secretaria da Saúde de Sorocaba, por meio da Área de Atenção Básica, está reforçando orientações sobre regras das salas de vacinas existentes nas 32 Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Cartazes serão afixados nesses espaços para informar e pedir colaboração dos usuários quanto ao trabalho importante realizado, limitação de acessos de acompanhantes e restrição quanto a registros de imagem de pacientes.

Também será reforçado o horário de encerramento do atendimento de vacinação na rotina das UBSs e a necessidade de sempre apresentar a carteira de vacinação.

A aplicação de vacinas encerra trinta minutos antes do horário de fechamento de cada unidade, sendo que em algumas delas as vacinas podem ser feitas até 16h30 (quando a UBS fecha 17h) e em outras o atendimento segue até 18h30 (no caso das UBSs que encerram expediente às 19h). O início do funcionamento das salas de vacinas é sempre o mesmo em todas as 32 UBSs e ocorre de segunda a sexta-feira, às 7h.

A enfermeira Fernanda Coradini Carlos, gestora da Atenção Básica, explica que esses trinta minutos no final do dia são necessários para conferência e lançamento de doses aplicadas no sistema que controla estoque e registra vacinas daquele dia. “São tarefas importantes e que devem ser feitas com toda atenção pelo profissional de saúde que atua na sala de vacina”, destaca.

Outras preocupações são quanto à presença e ao comportamento dos acompanhantes de crianças vacinadas. Como a vacinação é um atendimento que precisa de atenção e cuidado para ser realizado, a orientação é que apenas um acompanhante entre na sala de vacina com a criança e que esta pessoa esteja atenta à criança, sem filmar e fotografar o procedimento, o que pode atrapalhar o atendimento e até causar mais desconforto à criança exposta àquela situação. “Há casos em que as pessoas pedem para o profissional ficar esperando ou interferem na posição da criança para poder filmar. Não é adequado, por isso estamos tomando essa atitude de orientar e vetar a captação dessas imagens”, destacou a enfermeira.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios