Tags

O vereador Rafael Militão (PMDB) apresentou requerimento sugerindo que a Prefeitura de Sorocaba implante a “Linha da Memória” na cidade.

A proposta é baseada em programa já existente em Curitiba, capital do Paraná, que em 2012, num trabalho conjunto da prefeitura e outras organizações culturais e turísticas surgiu o roteiro “Curta Curitiba a Pé”, no qual mescla aqueles pontos tradicionais a um itinerário gastronômico e a outros locais de interesse.

Para o vereador Militão, a proposta é importante para que não só os turistas, como também os próprios moradores de Sorocaba conheçam os principais pontos históricos da cidade. “Também é interessante que se faça um roteiro gastronômico e, desta maneira, seja fácil a localização dos locais próximos onde se possa fazer uma boa refeição”, explica o parlamentar.

Em resposta ao requerimento, a Secretaria de Cultura e Turismo coloca que a sugestão do vereador Militão “é bastante significativa tanto do ponto de vista da Educação Patrimonial, quanto do ponto de vista do Turismo Histórico-Cultural, ambos fazendo que tanto o viajante que vem a nossa cidade, quanto o munícipe que aqui vive entrem em contato com a história através de seu patrimônio arquitetônico e gastronômico, das manifestações populares/religiosas e na multiculturalidade do Sorocabano”.

“Em outro ponto da resposta fomos informados que para a implantação desse circuito, é necessário a criação de um roteiro histórico, destacando os principais bens tombados e seus monumentos e também a junção de demais secretarias como Meio Ambiente, Mobilidade Acessibilidade, Comunicação e Eventos, Conservação, Serviços e Obras”, diz o vereador.

O vereador analisa a resposta do Executivo como positiva à sua proposta. “Já plantamos uma semente. Acredito que isso vai ajudar os alunos das escolas de Sorocaba quando for necessário desenvolver trabalhos dos pontos históricos. Com isso o aluno deixa de clicar no Google e conhece in loco esses locais”, afirma Militão.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios