Tags

Para marcar a passagem do aniversário de Sorocaba, a Secretaria Municipal da Saúde preparou uma programação comemorativa com diversas ações de orientação e atendimentos à população.

Todas as unidades de saúde participarão com atividades e haverá, ainda, a participação da Saúde em um evento que a Prefeitura promoverá na Praça “Coronel Fernando Prestes” a partir da próxima segunda-feira, dia 07, até sexta-feira, dia 11 de agosto.

Neste evento, o serviço de odontologia da Secretaria da Saúde participará todos os dias com ações de orientação e prevenção para pessoas de todas as idades e os ônibus rosa e azul também estarão presentes ao longo da semana, com orientações e exames para homens e mulheres. A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento realizará distribuição de preservativos e de material educativo sobre prevenção de DSTs.

Nos dias 8 e 9, ds 8h às 12h, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) estará na praça para orientar e treinar a população sobre situações de emergência, como engasgo, crise convulsiva, acidente vascular cerebral e infarto. Esta ação foi viabilizada pela equipe de educação do Samu e conta com uma parceria com a Escola Técnica Rubens de Faria e Souza. Também haverá distribuição de material informativo.

Nas Unidades Básicas de Saúde, a programação é bastante variada e inclui ações comemorativas e atendimentos. Na UBS da Vila Barão, no dia 16 de agosto haverá uma exposição sobre a história de Sorocaba. No mesmo dia, na UBS Cajuru, haverá um encontro do grupo de combate ao tabaco com ex-participantes para troca de experiências e no dia 18 a unidade programou uma caminhada pelo bairro, às 7h.

Com saída da UBS do Cerrado, também haverá caminhada no dia 17 de agosto, às 9h. Depois da caminhada, a partir das 10h, será realizada orientação sobre horta medicinal de degustação de chás medicinais e às 13h30 haverá aula de artesanato. Várias unidades farão ações de incentivo à campanha Fique Sabendo para testes de HIV e sífilis, como a UBS Cajuru, a UBS Vila Haro e UBS Éden. No dia 18, a UBS São Guilherme fará busca ativa de pessoas hipertensas com aferição de pressão arterial, promoverá uma caminhada, às 8h, e uma exposição sobre tropeirismo durante todo horário de funcionamento.

Todas as unidades terão alguma atividade, os interessados devem comparecer à UBS mais próxima de casa para se informar e participar.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios