Tags

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) está realizando a Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas.

Devido ao clima seco do inverno na região, existe um grande risco de ocorrências de queimada. Visando conscientizar a população sobre os problemas causados pelas queimadas e diminuir o número de focos de incêndio.

O objetivo é sensibilizar a população para os riscos das queimadas e orientar sobre os procedimentos para evitar e denunciar esta prática prejudicial ao Meio Ambiente e ao próprio ser humano.

Problemas

As queimadas trazem danos à saúde e ao meio ambiente, comprometendo, principalmente quem sofre com problemas respiratórios crônicos, como a asma e a bronquite. Outro risco está na queima de lixo, quando são lançados na atmosfera compostos tóxicos que podem provocar severas irritações às vias respiratórias. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz o gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas do planeta.

Atividades educativas

Para sensibilizar a comunidade, a Sema está realizando diversas ações educativas no sentido de se evitar as queimadas e destacar os malefícios ocasionados pelo fogo. Segundo o secretário Jessé Loures, a equipe de educação ambiental da Sema organizou para o mês de agosto, em comemoração ao Aniversário de Sorocaba, uma extensa programação de atividades.

População pode e deve ajudar

A população também pode e deve fazer a sua parte. Os munícipes podem colaborar, denunciando uma ocorrência pelo telefone 193 dos Bombeiros ou 153 da Guarda Civil Municipal. Além de orientar parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas da queimada. Algumas ações devem ser evitar: não jogar bituca de cigarro em locais inadequados; não acender fogueiras; não colocar fogo em lixo e em folhas secas; e principalmente não soltar balões, por ser perigoso e é crime. É muito importante que proprietários de terrenos mantenha-os limpos. A queimada é crime e a multa pode chegar a R$ 2.800,00.

A Campanha de queimadas já vem realizando ações educativas, entre elas foi realizada a exposição de animais taxidermizados (empalhados), de espécies que vivem em Sorocaba. O público pode conferir de perto o lobo-guará, biguá, cachorro do mato, ratão do banhado, entre outros. Mas a atração principal foi o tamanduá bandeira, que morreu devido a queimada, por isso, para chamar a atenção da população, ele estava com algumas partes do corpo enfaixadas. A ação foi realizada no terminal Santo Antônio na terça-feira (01) e atraiu mais de 300 pessoas.

Confira a programação das ações da Campanha de Queimadas que acontecerão no mês de agosto:

Dia 7 de agosto

Exposição educativa: A fauna de Sorocaba e as queimadas

Local: Praça Coronel Fernando Prestes

Horário: das 10h às 16h

 

Dia 10 de agosto

Data alusiva: “Dia do Combate à Poluição”, comemorado em 14 de agosto

Porta a porta educativo de prevenção às queimadas

Local: ruas do Wanel Ville

Horário: das 9h às 12h

 

Dia 16 de agosto

Exposição educativa: A fauna de Sorocaba e as queimadas

Local: Clube do Idoso

Horário: das 9h às 11h

 

Dia 22 de agosto

Ação educativa de prevenção às queimadas voltada aos idosos do Roda Viva

Local: Parque da Biquinha

Horário: das 9h às 12h

 

Dia 23 de agosto

Exposição educativa: A fauna de Sorocaba e as queimadas

Local: na Feira Livre do Éden, durante a ação Educafeira, que é realizado pela Secretaria de Abastecimento e Nutrtição (Seaban)

Horário: 8h às 11h

 

Dia 26 de agosto

Exposição educativa: A fauna de Sorocaba e as queimadas

Local: Parque “Amadeu Franciulli”, no Vitória Régia

Horário: das 9h às 13h

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios