Tags

O Centro de Educação Infantil – CEI 90, no Jardim Bonsucesso, recebeu nessa quarta-feira (2) uma visita inusitada. Em passagem pelo Brasil para as comemorações do cinquentenário de uma academia de capoeira, os jovens russos Mikhail e Maria fizeram uma apresentação especial para os alunos da unidade.

Cerca de 250 crianças do berçário, das creches 1, 2, 3 e do pré 1 assistiram encantadas a dois exímios capoeiristas da Rússia praticando uma arte brasileira, desenvolvida por descendentes de escravos africanos, que mistura artes marciais, cultura popular, música e dança.

O evento aconteceu a convite de uma das professoras da unidade, Juraci Garrote Lopes Rosa, que está hospedando os visitantes russos em sua casa. Além de apresentar os movimentos e golpes da capoeira, Mikhail e Maria fizeram uma série de dinâmicas e jogos com as crianças, envolvendo lições sobre percepção do espaço, equilíbrio, som e ritmo, por meio dos toques do pandeiro e do berimbau.

“Ficamos todos muito felizes com a visita desses meninos apaixonados pelo Brasil. Eles trouxeram uma contribuição riquíssima aos nossos alunos, que conheceram uma expressão cultural de seu próprio país por meio do contato com pessoas de outro continente. Foi uma comunicação perfeita”, comemora a professora Maria Aparecida de Moraes Cajueiro, diretora da unidade.

Para a Secretaria da Educação, valorizar ações organizadas pelas escolas é motivar o trabalho de toda a rede. Um reconhecimento que incentiva as equipes a sair da rotina e trazer novas propostas educativas, fazendo de cada unidade um palco real da vida lá fora, além dos muros da escola.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios