Tags

A Secretaria de Abastecimento e Nutrição (Seaban) apoia o aleitamento materno nas creches da rede pública de Sorocaba, oferecendo orientações às mães a respeito dos procedimentos para envio de leite materno às escolas e também supervisionando sua manipulação nos lactários das cozinhas.

A amamentação não é um assunto somente das mães. É responsabilidade de toda a sociedade. É necessário garantir oportunidades reais para que todas as mulheres possam amamentar até quando desejarem.

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação até no mínimo 2 anos de idade, sendo exclusiva pelos primeiros 6 meses de vida do bebê (sem introdução de água, chás, sucos ou outros alimentos). Após os 6 meses, deve-se manter o aleitamento materno e introduzir outros alimentos complementares.

A equipe de nutricionistas da Seaban alerta que a amamentação é um dos meios mais eficazes e com menos custos para assegurar que as mães, seus bebês e crianças pequenas alcancem o mais alto nível de saúde. O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança. Quando as mães amamentam, os benefícios são para a família, comunidade e países, em curto, médio e longo prazo. Para eliminar barreiras enfrentadas pelas mulheres é fundamental que todos e todas compreendam a importância da amamentação e trabalhem por culturas onde amamentar seja a norma.

Em 2017 celebra-se o 25º aniversário da Semana Mundial de Aleitamento Materno que busca desencadear ações conjuntas em prol da amamentação. A proteção, promoção e apoio da amamentação são os três pilares fundamentais para aumentar e consolidar as taxas de aleitamento materno, tanto em países em desenvolvimento como em países desenvolvidos. A Prefeitura de Sorocaba promoveu diversas ações alusivas às Semanas Mundial e Municipal do Aleitamento Materno, que se encerra nesta sexta-feira (04). As atividades incluíram exposições, palestras, encontros com profissionais de saúde para esclarecer dúvidas e oportunidades para trocar experiências e promover a amamentação.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios