Tags

O Mutirão Municipal de Cirurgias de Cataratas de Sorocaba realizou 478 procedimentos até o mês de julho. Viabilizado pela Secretaria da Saúde, o mutirão está ocorrendo no Banco de Olhos de Sorocaba por meio de contrato com a Prefeitura desde o mês de abril.

Desde o início dos atendimentos, 985 pacientes foram avaliados e 62% deste total confirmou indicação cirúrgica. Seguindo o cronograma de atendimentos a média foi de 119 cirurgias por mês.

Especificamente para as cirurgias de catarata, a fila de espera para as avaliações cirúrgicas no início do ano tinha mais de 4 mil pedidos na rede municipal de saúde. O mutirão foi idealizado para acabar com essa demanda reprimida. As triagens começaram no dia 14 de abril e o índice de faltas dos pacientes agendados em quatro meses foi de 26%, sendo que, das 1.338 pessoas convocadas para a avaliação, 353 não compareceram para o atendimento.

Mesmo sendo contatadas com antecedência e confirmando o agendamento, as pessoas têm faltado à avaliação. O secretário da Saúde, Rodrigo Moreno, explica que a central de regulação das vagas, que faz o contato com os pacientes tem tentado conscientizar sobre a importância de não desperdiçar a vaga que poderia ser útil para outras pessoas. Conforme Moreno, mesmo com esse problema das ausências, considera-se que “o mutirão está cumprindo o objetivo de desafogar a demanda reprimida com um serviço bem organizado e de qualidade, à altura do que a população de Sorocaba merece”.

O fluxo organizado pelo BOS tem cerca de 50 novas triagens por semana e, os pacientes que são classificados com indicação cirúrgica já começam a realizar exames pré-operatórios no mesmo dia da avaliação para agilizar o atendimento. Havendo a liberação médica para realizar o procedimento, com a estabilização clínica do paciente, a cirurgia já é agendada.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios