Tags

A Comissão Especial da Cidade Inteligente da Câmara Municipal de Sorocaba definiu suas primeiras ações em reunião na tarde desta quinta-feira, 3.

Participaram do encontro o presidente da comissão, vereador JP Miranda (PSDB), e os membros Hudson Pessini (PMDB), Iara Bernardi (PT), Péricles Régis (PMDB) e Rafael Militão (PMDB).

Primeiramente, a comissão irá se reunir na próxima semana com o secretário de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravante, para conhecer os planos do município em relação ao conceito de cidade inteligente. “Sorocaba participou, em junho, de um fórum internacional em que apresentou os projetos e estágios de implantação de políticas de cidade inteligente no município. Queremos saber do Executivo os detalhes desses projetos para avançar com o trabalho da comissão”, afirmou JP Miranda.

Os integrantes da comissão decidiram também visitar as cidades de Santos e Barueri, em datas a serem definidas, para debater com as prefeituras locais iniciativas na área. Segundo o ranking Connected Smart Cities, dentre as cidades brasileiras de mesmo porte de Sorocaba, Santos e Barueri são as mais inteligentes e conectadas, respectivamente ocupando os 12° e 13° lugares. No mesmo ranking, Sorocaba ocupa a 60ª posição. “Queremos trazer para cá as experiências desses municípios e conhecer o que há nas legislações locais para apoiar o conceito de cidade inteligente”, explica o presidente JP Miranda.

Além disso, a comissão entrará em contato com a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e os câmpus locais das universidades UFSCar e Unesp para conhecer as pesquisas sobre o tema desenvolvidas nessas instituições.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios