Tags

,

A XXV Semana Mundial e a XXVI Semana Municipal de Aleitamento Materno iniciadas nesta terça-feira (01) terão diversas atividades de orientação e apoio nas Unidades Básicas de Saúde da cidade e um Encontro Municipal para profissionais da saúde na próxima sexta-feira, dia 04.

O evento será no Salão de Vidro da Prefeitura, das 8h às 12h, voltado a médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos de enfermagem.

A palestra de abertura será com a fonoaudióloga Cláudia Godim, membro da IBFAN Brasil – Rede em Defesa do direito de Amamentar, que falará sobre o tema de reflexão deste ano que é “Proteger a amamentação construindo alianças: sem conflitos de interesses”. Na sequência, a apresentação será da nutricionista Marina Borelli Paracencio, que abordará as “Experiências Municipais e seus principais desafios” relacionados ao aleitamento.

Santa Casa e UBSs

A Santa Casa também se envolveu e preparou uma programação especial para a semana. Nesta terça-feira (01), houve uma ação de orientação para as mulheres da maternidade, com esclarecimento de dúvidas e dicas para o sucesso do aleitamento. Já nas Unidades Básicas de Saúde, as atividades são diversas e seguirão ao longo da semana, com palestras, orientações, dinâmicas, exposições, oficinas e oportunidades para aprender sobre a importância do leite materno e do ato de amamentar para o desenvolvimento e a nutrição das crianças.

Os temas também incluem a importância da amamentação para a mulher e o papel da família e amigos neste processo. “Ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto e as unidades estão todas preparadas para receber as mães e as gestantes, as acolhendo, orientando, esclarecendo e fornecendo informações que proporcionem mais confiança e ajudem a superar possíveis dificuldades”, comentou Fernanda Coradini Carlos, gestora da Atenção Básica na Secretaria Municipal da Saúde.

Na manhã desta terça-feira (01) a UBS Escola, localizada no Vergueiro, teve uma palestra com equipe de enfermagem para mulheres na recepção. Já na UBS Cerrado, a equipe orientou as mulheres sobre cuidados com a ordenha manual e o trabalho do banco de leite de Sorocaba. Na UBS Aparecidinha, houve atividade com terapeuta ocupacional e uma dinâmica envolvendo gestantes e futuros papais com pintura das barrigas. Na UBS Nova Sorocaba, foram abordados os ”10 passos para amamentação” e a importância e apoio dos parceiros e familiares no processo de amamentação.

Nesta quarta-feira, várias UBSs estarão promovendo a programação especial. Na unidade da Praça Márcia Mendes, haverá distribuição de informações impressas sobre as principais dúvidas na amamentação, arrecadação de doações de vidros para entrega ao banco de leite, roda de conversa sobre benefícios da amamentação e orientação com enfermeira e arte compartilhada (13h) com pintura em tela sob orientação da Associação Cultural Pintura Solidária. Na UBS Vila Angélica, às 14h30, a palestra na sala de espera será sobre cuidados durante a gestação para favorecer a amamentação. Na UBS Barcelona haverá exposição de cartazes sobre aleitamento e na UBS Cajuru, às 10h, uma palestra sobre os benefícios da amamentação para a mulher, com médico ginecologista.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios