Tags

,

Aproximadamente 400 pessoas participaram do ‘Encontro Regional de Segurança Alimentar e Nutricional’ realizado na tarde desta terça-feira (01) no Teatro Municipal Teotônio Vilela.

O encontro teve por objetivo estreitar a parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social, Estados e Municípios no apoio às aquisições de alimentos da agricultura familiar pela modalidade Compra Institucional, fortalecer o conceito de segurança alimentar na sociedade e a estruturação e integração de Sistemas de Segurança Alimentar e Nutricional.

Estiveram presentes o prefeito de Sorocaba, José Crespo; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo; o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, Caio Tibério Rocha; o secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea/SP, Érico Antonio Pozzer, a professora da Universidade Estadual Paulista – Unesp, Maria Rita Marques de Oliveira; o presidente da Central de Cooperativas de Produção Rural e Abastecimento, Claudinei Natal Bernardino; oitos prefeitos municipais; diversos secretários municipais, vereadores e representantes de 40 cidades da Região Sudoeste do Estado de São Paulo.

O prefeito José Crespo destacou que esse foi um dos principais e mais importantes eventos que aconteceu em Sorocaba e Região Sudoeste do estado. “Estamos engajados no desenvolvimento social. Esse encontro nos apresenta oportunidades de trabalhar os benefícios estaduais e federais, entendermos, de acordo com o enquadramento das nossas necessidades quais os programas possíveis e viáveis para trazer recursos para as comunidades”, falou.

O secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim destacou que “a importância desse encontro é dar oportunidade primeiramente para os agricultores que passam a ter informações e acesso aos programas de chamamento. O encontro tem a função de difundir as informações, não se faz só no encontro, que não podem vir todos. Mas é um caminho. Em segundo lugar, serve para esclarecer aos dirigentes públicos, tem muitas prefeituras que deixam de fazer as compras, por dificuldade de se organizar ou fata de informação sobre os programas”, ressaltou.

O Secretário Nacional de Segurança Alimentar, Caio Tibério Rocha, ressaltou a importância da descentralização das ações de segurança alimentar e nutricional junto aos estados. “Esse encontro é um caminho de construção de um plano de abastecimento satisfatório, valorizando o produtor local. É aqui que os recursos precisam ficar, com apoio aos agricultores familiares, com o PPA (Programa de Aquisição de Alimentos) e com os investimentos e benefícios aos agricultores familiares e empresariais”; destacou.

O encontro foi uma realização do Ministério do Desenvolvimento Social do Governo Federal, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Abastecimento e Nutrição (Seaban) e o apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim). “Sorocaba é o polo da Região Metropolitana e estamos conseguindo com as ações que estão sendo desenvolvidas, ser reconhecidos na área de Segurança Alimentar. Vamos conseguir desenvolver os projetos e nos manter como referência de agricultura familiar”, esclareceu o secretário Alexandre Hugo de Morais, da Seaban.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios