Tags

O ‘Encontro Regional de Segurança Alimentar e Nutricional’ que será realizado nesta terça-feira (01) contará com a presença do prefeito de Sorocaba, José Crespo, do secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, Caio Tibério Rocha e do secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim.

O evento acontece das 14h às 18h no Teatro Municipal Teotônio Vilela, localizado à av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, s/n – Alto da Boa Vista, Sorocaba (SP).

O objetivo do encontro é estreitar a parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social, Estados e Municípios no apoio às aquisições de alimentos da agricultura familiar pela modalidade Compra Institucional, e fortalecer o conceito de segurança alimentar na sociedade. Além disso, será debatida a estruturação e integração de Sistemas de Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Social do Governo Federal, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Abastecimento e Nutrição e o apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas.

Nesse dia serão debatidos temas como a Estruturação e Integração de Sistemas de Segurança Alimentar e Nutricional, nas três esferas de Governo e serão apresentadas as diretrizes da Política Nacional, Estadual e Municipal, visando ampliar o acesso da população a alimentos de qualidade.

Este será o segundo ‘Encontro Regional de Segurança Alimentar e Nutricional’ organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o primeiro foi realizado em Tapejara – RS no dia 19 de junho de 2017. O secretário de Abastecimento e Nutrição de Sorocaba, Alexandre Hugo de Morais destacou que Sorocaba será a sede da região sudeste para a discussão da Segurança Alimentar e Nutricional durante esse encontro. “A cidade foi escolhida pelas características agrícolas regionais que está em ascensão e o desempenho das ações desenvolvidas pela Prefeitura no sentido de ampliar, valorizar e fomentar a agricultura familiar. Este será o primeiro grande evento da programação de aniversário de Sorocaba que completa 363 anos, no dia 15 de agosto”, ressaltou.

O Secretário Nacional de Segurança Alimentar, Caio Rocha, ressalta a importância da descentralização das ações de segurança alimentar e nutricional junto aos estados. “É uma questão que não podemos tratar somente por diretrizes e trabalho sem estarmos juntos com as pessoas envolvidas. Desta forma, cumprindo uma determinação do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, nós estamos descentralizando em todos os estados brasileiros as nossas ações para discutir as políticas públicas de segurança alimentar”, enfatizou.

O evento contará também com a participação de gestores municipais, secretários de agricultura e assistência social de 79 municípios, incluindo a Região Metropolitana de Sorocaba – RMS.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios