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Durante o inverno é comum trocarmos os pratos leves pelos mais calóricos, pois nessa época do ano a fome aumenta e o organismo busca por mais energia para controlar a temperatura do corpo, além da menor vontade de se exercitar. Por consequência disso, é preciso tomar cuidado com o consumo.

A Secretaria de Abastecimento e Nutrição (Seaban) da Prefeitura de Sorocaba dá dicas de como se alimentar bem, sem esquecer a importância dos alimentos saudáveis e mais frescos.

Nutricionistas da seção de Alimentação Escolar da Seaban apontam que os exageros com as preparações mais calóricas e gordurosas podem gerar alterações na pressão arterial e nos índices lipídicos, principalmente no LDL (o “colesterol ruim”) e no triglicérides, já que as preparações mais pedidas são aquelas quentinhas, como sopas cremosas, massas, fondue de chocolate ou de queijo e bebidas como chocolates quentes.

Para evitar esses problemas e se manter mais saudável, a recomendação é fazer um intervalo de 3 horas em cada refeição (café da manhã, almoço e jantar). Os lanches devem ser leves e saudáveis como, por exemplo, frutas frescas ou desidratadas, mix de castanhas e iogurtes magros. Os ensopados ou refogados de legumes, além de nutritivos, podem ser muito saborosos.

E cuidado para não exagerar nas massas! Prefira as massas integrais, com vegetais e sem recheio. Além disso, é importante escolher molhos mais simples como o de tomate, à bolonhesa ou pesto, evitando aqueles à base de creme de leite, queijos gordurosos, manteiga, bacon e linguiça.

Beba bastante água para se manter hidratado já que no inverno a maioria das pessoas não sentem tanta sede. Consuma chás e infusões para aquecer o corpo e evite as bebidas mais calóricas como chocolate quente e cappuccinos com doce de leite ou marshmallow.

Para prevenir as gripes e resfriados, vale apostar nas frutas ricas em Vitamina C como carambola, mexerica e laranja.

Saiba quais são as frutas e legumes da estação:

Frutas: mexerica, laranja, abacate, carambola e atemoia.

Legumes: abóbora japonesa, batata doce, cará, milho verde, ervilha torta, mandioquinha, mandioca, rabanete, brócolis, espinafre e agrião.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

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