Tags

A festa junina da Escola Municipal Prof. Amin Cassar, no Jardim Santa Cecília, contou este ano com uma participação especial: o grupo “Tropeirinhos do Rancho”, formado por crianças e adolescentes para resgatar as tradições tropeiras, que veio de Tatuí para se apresentar gratuitamente no evento na tarde desta sexta-feira (07).

Formado por 15 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, o grupo apresenta modas de viola e danças típicas como a catira e o fandango durante o ano inteiro em feiras agropecuárias, festas paroquiais, encontros tropeiros, rodeios, festas escolares e outros eventos dentro e fora do Estado de São Paulo.

“Fizemos o convite, eles aceitaram nos dar esse presente e pela primeira vez a nossa festa junina contou com uma apresentação do grupo”, explica a professora Carmela Adriana Menuzzi, diretora da escola municipal.

As apresentações dos “Tropeirinhos do Rancho” também têm uma característica didática. O adolescente José Rafael Andrade, primeiro integrante do grupo, explica as origens das danças tradicionais e os diferentes toques do berrante, instrumento feito com chifres de boi muito usado na época do tropeirismo como forma de comunicação. Uma prova de que, além de divertir, os espetáculos também ampliam o conhecimento do público.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios