Tags

O presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga (DEM), teve aprovado projeto de lei (nº 119/2017) de sua autoria, que institui o ‘Dia Municipal dos Coletores e Varredores de Lixo’, celebrado anualmente em 16 de maio, com homenagens, eventos e demais ações alusivas à data, a serem realizados pelo poder público municipal.

A medida foi aprovada em segunda discussão na sessão desta terça-feira (dia 4), por unanimidade dos vereadores.

Durante a semana instituída, o poder público municipal deve no sentido de promover palestras, eventos, ações, campanhas educativas, homenagens, bem como, divulgação de forma ampla de materiais relacionados ao tema. “Esta homenagem é mais do que justa, para fomentar discussões quanto ao assunto. Até hoje esses profissionais sofrem com o preconceito e muitos deles são estigmatizados pela sociedade. Com ações educativas é que podemos mudar esta realidade”, destaca Manga.

Deve-se tratar como coletor o profissional que recolhe o lixo das residências e o coloca no caminhão de coleta. Já lixeiro é um termo pejorativo, que deve ser empregado a quem produz o lixo e não a quem presta um serviço à sociedade e ao meio ambiente. O termo coletor integra a categoria dos garis, que inclui ainda varredores, limpadores de bueiros e rios e aqueles que podam galhos e árvores.

“Uma da data alusiva à categoria ainda propicia a realização de iniciativas para orientar a população a armazenar corretamente o lixo. Bem como quanto à conscientização ambiental, que se mostra na questão da separação do lixo, que quase não existe. Sem contar que o município carece de mais políticas públicas e leis de incentivo para que moradores, empresas e fábricas reciclem seu lixo e deem correta destinação a ele”, complementa o vereador.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios