Tags

Neste sábado (1) tem início o período de férias escolares e para estimular a leitura como forma de lazer, o Parque da Água Vermelha irá realizar o Projeto “Vai e Vem”, que consiste em empréstimos de livros sem a necessidade de cadastros.

A ação é organizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo, com o objetivo de ampliar o desenvolvimento de um “comportamento leitor” nos visitantes do Parque, aliado a oportunidade de realizar uma leitura em um ambiente natural e agradável.

O diferencial do “Vai e Vem” com relação a uma biblioteca convencional é que o usuário pode emprestar o livro sem necessitar fazer um cadastro de empréstimo na Biblioteca do Parque e não há um prazo estipulado para a devolução, mas é muito importante que as pessoas que emprestarem um livro façam a devolução assim que finalizarem a leitura, para que outras pessoas tenham a mesma oportunidade.

Nesta primeira etapa o projeto contará com 30 livros de diferentes gêneros literários (quadrinhos/gibis, narrativas, romance, poesias, crônicas) e de diversos autores (José de Alencar, Eça de Queiroz, Mário Quintana, Maurício de Souza, entre outros) para todas as faixas etárias (crianças até a melhor idade).

A inspiração para implantação deste projeto em Sorocaba teve origem na cidade de Bogotá, na Colômbia. Lá o projeto é chamado “Livros ao Vento”, desenvolvido para estimular que cada pessoa que lê um livro, passa-o para a frente, compartilhando o prazer e o conhecimento adquirido com outras pessoas.

Segundo o secretário Jessé Loures, este será mais um diferencial do Parque da Água Vermelha, que já conta com biblioteca, aquários, playground, sanitários, bebedouros, quiosques, mesas para piquenique, lagos, ponte, anfiteatro, pista de caminhada ao redor dos lagos e acessibilidade (placas educativas em braile, piso tátil, mapa tátil, jardim sensorial, playground com brinquedos acessíveis a cadeirantes e demais espaços adaptados).

O Parque da Água Vermelha funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada gratuita. Está localizado na rua România, 150 – Jardim Europa. Informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221.664.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios