Tags

, ,

Aproximadamente 180 pessoas participaram do 1º Fórum Municipal Pela inclusão Social, Mobilidade e Acessibilidade de Sorocaba. Promovido pela Prefeitura, a partir da ação e colaboração de diversas secretarias, o Fórum, realizado nesta terça (27) no auditório da Secretaria de Igualdade e Assistência Social, teve como objetivo a promoção do debate e a elaboração de propostas para promover o bem estar e a qualidade de vida dos deficientes de Sorocaba.

Deficientes visuais, motores e intelectuais, além dos seus acompanhantes e membros de entidades representativas, puderam expor suas dificuldades e propor soluções ao Prefeito e a diversos secretários. Além do Prefeito, participaram ativamente dos grupos de discussão os secretários de Igualdade e Assistência Social; de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda; Planejamento e Projetos; Cidadania e Participação Popular; Esportes e Lazer; Educação; Segurança e Defesa Civil; Mobilidade e Acessibilidade; Conservação, Serviços Públicos e Obras; além de representantes dos secretários de Comunicação e Eventos; Saúde; Gabinete Central e Cultura e Turismo, além da Ouvidoria Geral do Município. A ampla participação dos representantes da administração municipal demonstrou a atenção dada ao tema pelo poder público local.

O Fórum discorreu também sobre a aplicação da lei municipal nº 11.417/2016 que dispõe sobre a politica municipal de acessibilidade de pessoas com deficiência.

As propostas debatidas nos grupos de discussão foram encaminhadas para sistematização e apresentação em plenária final, sendo todas aprovadas por aclamação e encaminhadas imediatamente para o Prefeito que cobrará prazos e ações das secretarias para a análise e eventual cumprimento das ações sugeridas em quatros painéis: mobilidade; saúde; comunicação e esportes e transportes, além de uma proposta feita apenas na plenária final discorrendo sobre reserva de unidades habitacionais para deficientes em Sorocaba.

Propostas 

Entre as diversas sugestões e propostas apresentadas constam a atualização e treinamentos dos servidores municipais que trabalham diretamente no atendimento ao público; desenvolvimento de ações de comunicação que contemplem os deficientes; melhorias na sinalização e na estrutura dos pontos de paradas de ônibus e adequações do transporte público.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios