Tags

Em uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e a Secretaria de Estado da Saúde, está confirmado um mutirão de mamografias na cidade no início do segundo semestre. O atendimento será realizado em uma unidade móvel do programa “Mulheres de Peito” e ficará na região central, ao lado do Terminal Santo Antônio, para facilitar o acesso das pacientes agendadas.

A unidade é totalmente adaptada e equipada para o diagnóstico por imagem das mamas e ficará 30 dias em Sorocaba, com capacidade de 280 mamografias por semana, totalizando 1.120 no mês.

“Esta é mais uma ação conquistada a partir do nosso relacionamento retomado com a Secretaria de Estado neste início de governo. Estamos em contato frequente, atentos a todos os programas e ações que podem contribuir para as demandas da Saúde de Sorocaba”, explicou o secretário municipal da Saúde. A expectativa é que a carreta do programa estadual chegue a Sorocaba no mês de agosto, para isso, aguarda-se a confirmação da agenda do estado.

Além de solicitar e acompanhar os trâmites para a vinda da unidade para Sorocaba, justificada pela demanda reprimida de mamografias acumulada nos últimos anos na cidade, a Secretaria Municipal da Saúde se encarregou das exigências técnicas do programa e especificações exigidas.

A identificação e aprovação do espaço físico foi uma das providências mais trabalhosas. Apenas a carreta tem 16 metros de comprimento que, somados ao caminhão engatado, totalizam 20 metros de comprimento e 3,2 metros de largura. Além da unidade de atendimento, a estrutura contará com uma tenda para acomodar 50 pessoas sentadas, sanitários, ponto de energia elétrica, entre outros detalhes técnicos, todos já providenciados pela Prefeitura de Sorocaba.

Mutirões são agendados

Os atendimentos na carreta do programa “Mulheres de Peito” serão todos agendados com antecedência pela Central de Regulação de Vagas Municipal, conforme as guias que aguardam nas Unidades Básicas de Saúde. A Secretaria da Saúde de Sorocaba solicita que as mulheres que aguardam para fazer exame das mamas mantenham os cadastros atualizados para que possam ser localizadas e informadas do agendamento.

Em uma outra ação da Secretaria da Saúde de Sorocaba, e que funcionará em sistema de mutirão, serão iniciados no mês de julho os atendimentos do programa municipal “Saúde em Dia”, que também terá mamografias ofertadas, sempre com agendamento prévio. A montagem da unidade de atendimento está sendo finalizada e fica em área anexa à Unidade Básica de Saúde do Jardim São Guilherme, na Zona Norte.

No local, serão realizados 5 mil atendimentos mensais, entre consultas, exames (endoscopias, mamografias, ecocardiogramas, entre outros) e procedimentos (pequenas cirurgias). Os pacientes começam a ser agendados no início de julho e, para isso, também precisam estar com os dados atualizados junto às UBSs.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios