Tags

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), por meio da Seção de Botânica e Produção Vegetal, atua na produção e distribuição de mudas de árvores nativas para projetos de restauração ecológica e arborização do município e região metropolitana.

Dessa forma em parceria com a Associação Regional do Desenvolvimento Agrário (ARDA) vem colaborando com o projeto MICROBACIAS II- PDRS/SAF que tem como objetivo implantar Sistemas Agroflorestais (SAF), que mesclam árvores nativas com espécies de interesse agrícola, em propriedades rurais destinadas a reforma agrária, visando principalmente à comercialização de produtos agroecológicos.

O projeto faz parte de um convênio firmado entre a ARDA, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o Banco Mundial. Através da parceria da Associação com a Prefeitura de Sorocaba, a Sema forneceu 2 mil mudas de espécies nativas, de um total de 9,26 mil plantas, colaborando na implantação e manutenção de 12,6 hectares de SAF que beneficia diretamente 41 famílias produtoras rurais dos Municípios de Iperó (sendo 10 famílias do assentamento Ipanema e 15 famílias do assentamento Bela Vista) e Itapetininga (sendo 9 do assentamento Carlos Lamarca e 7 do assentamento 23 de Maio).

A cidade de Sorocaba é uma das principais beneficiadas, não só pela melhoria da qualidade ambiental da região, mas principalmente por ser fonte consumidora dos produtos agrícolas. A produção de mudas nativas em Sorocaba acontece nos presídios do “Mineirão” e do “Aparecidinha” através do “Projeto Recomeçar”, fruto de mais uma parceria, dessa vez com a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel – FUNAP, que tem como missão contribuir para a inclusão social de presos e egressos, desenvolvendo seus potenciais como indivíduos, cidadãos e profissionais.

Mais informações sobre a produção e doação de mudas podem ser obtidas através do e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15)32351130.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios