Tags

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” é um espaço aberto para a realização de visitas monitoradas, onde os participantes podem conhecer as coleções botânicas existentes no local e os aspectos de sustentabilidade que foram utilizados em sua concepção e construção.

Frequentemente diversas escolas e empresas participam das visitas monitoradas, e para atender a demanda de solicitações, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins informa que os interessados em realizar agendamento para visitas monitoradas no Jardim Botânico podem entrar em contato através do e-mail jardimeducador@gmail.com ou de contato telefônico (15) 3235-1130 e verificar disponibilidade de datas para realização das atividades. As visitas são oferecidas de forma gratuita aos grupos interessados.

Durante essa semana duas instituições de ensino realizarão visitas monitoradas no Jardim Botânico. Dia 27, no período da tarde, uma turma do Ensino Médio da E. E. Professora “Francelina Franco” localizada no município de Buri terá a oportunidade de conhecer sobre as plantas e as curiosidades do local. Já no período da manhã do dia 28 de junho, será a vez de uma turminha de ensino fundamental da escola Beija-Flor, localizada no município de Sorocaba.

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins esclarece que durante a visita é realizada a apresentação dos espaços existentes no Jardim Botânico, dando ênfase para a importância do local para o município quanto à pesquisa e conservação da nossa flora local.

Os participantes das visitas monitoradas podem conhecer as coleções botânicas existentes no local, além da história e concepção da construção do Jardim Botânico que levaram em consideração conceitos fundamentais de sustentabilidade: ser ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. Assim, na sua construção, utilizou-se materiais e soluções que promovem a economia de recursos (água, energia elétrica, madeira), a redução da poluição, a melhoria da qualidade do ar e do solo e o conforto nos ambientes internos. Já na questão social, o Jardim Botânico apresenta frentes de trabalho de inclusão dos reeducandos, egressos do sistema prisional da cidade em diferentes ações (manutenção e edificações do Jardim) e o envolvimento da comunidade local em suas ações (pertencimento/emponderamento do espaço). Essas e outras medidas fizeram com que a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins elegesse o Jardim Botânico como uma “instalação modelo de sustentabilidade”.

Esses aspectos de sustentabilidade que marcaram a construção do Jardim Botânico de Sorocaba desde sua concepção, foram amplamente discutidos com alunos do curso de Pós-Graduação no Senac Sorocaba, que participaram no sábado (24) de uma visita monitorada realizada no Jardim Botânico. Os alunos foram recebidos e acompanhados durante toda visita por José Carmelo de Freitas Reis Júnior, da Seção de Botânica e Produção Vegetal do Jardim Botânico, que explicou cada detalhe do local.

Além de conhecerem sobre o projeto de sustentabilidade organizacional da Prefeitura, que apresentado por Estevam César Silva, que é um dos coordenadores do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P Sorocaba), que tem por objetivo incentivar a sustentabilidade no ambiente de trabalho, como a redução do consumo de energia elétrica, de água, de copos descartáveis e de papéis.

Lázaro Piunti, aluno do curso de Pós-graduação em ‘Sistemas de Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho e Responsabilidade Social’ comentou que “o Jardim Botânico “Irmãos Vilas Bôas” é dádiva celestial, que a boa gente sorocabana oferta generosamente aos que buscam adquirir experiências novas e identificar aspectos distintos de sustentabilidade em tempo de imensos e complexos desafios.”

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h e a entrada é gratuita, localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios