Tags

Segundo a mineira Adélia Prado, uma das maiores poetas do País, um dos grandes atributos da poesia é o seu “poder humanizador”. Para ela, a poesia é capaz de nos transformar como pessoas porque “nos induz à alma das coisas e à nossa própria intimidade, por isso nos comove, mexe conosco e muda até o nosso comportamento”.

É o que comprova o projeto “Poesia na Escola”, experiência de um grupo de alunos do 5º ano da escola municipal Leda Therezinha Borghesi, no Ipanema Ville. Conduzidos pelas professoras Erica Simoni Pereira Divino e Cristiana Chrispim Lopes, os alunos têm estudado uma série de poemas de autores importantes, como Vinícius de Moraes, e produzido os seus próprios textos. Resultado: a cada dia estão se tornando jovens mais sensíveis, conscientes e dedicados a suas tarefas.

“Os resultados emocionais obtidos com a turma foram visíveis, a poesia abriu a sua percepção e mostrou a eles um novo mundo”, conta a professora Cristiana. Para sua colega Erica, responsável por iniciar o projeto na escola, os poemas propiciaram a discussão de temas como respeito, educação, amor próprio e ao próximo, inclusão, meio ambiente, gratidão e até bullying. “A poesia é um canal importante para as crianças tratarem seus sentimentos e resgatarem valores fundamentais”, explica Erica.

O próximo passo do projeto “Poesia na Escola” é publicar um livro com os poemas dos alunos e a escola já está estudando formas de arrecadar fundos para concretizar o plano. “Essa iniciativa tem trazido uma contribuição imensa para o desenvolvimento das crianças e nós estamos certos de que o poder transformador da poesia fará toda a diferença em sua formação”, comemora o diretor da unidade, Daniel Merlin. E ele completa: “essa história está apenas começando”.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios