Tags

A vacinação contra o vírus HPV está disponível para meninos com idade entre 11 e 14 anos em todas as 32 Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba.

A ampliação da recomendação da vacina para o público masculino começou a valer a partir deste mês de junho. O estoque municipal está abastecido e não foi necessário solicitar doses extras para dar início a este atendimento.

Desde 2014 a imunização contra o HPV foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação para meninas de 9 a 14 anos. A proteção se dá com aplicação de duas doses, sendo a segunda com intervalo de 6 meses da primeira, mesmo esquema válido para o público masculino incluído neste ano. Mensalmente, são aplicadas, em média, 1.200 doses da vacina contra o HPV em Sorocaba.

O HPV é o chamado papiloma vírus humano que acomete a pele e mucosas e é transmitido principalmente através de relações sexuais não protegidas. O vírus está associado a diversas doenças como o câncer de colo de útero nas mulheres, verrugas, feridas e lesões genitais de natureza pré-cancerigena e também do câncer de pênis nos homens. A ampliação da imunização do público masculino no Brasil visa a prevenção dessas doenças nos indivíduos vacinados no período sexualmente ativo e também a redução da transmissão do vírus para as respectivas parceiras sexuais.

Além dos jovens meninos e meninas, o calendário nacional também prevê a imunização contra o HPV para homens e mulheres vivendo com HIV/Aids, de 9 a 26 anos de idade. Este público também pode ser vacinado em serviços especializados. Em Sorocaba, a vacina para os portadores de HIV/Aids é aplicada no Serviço de Atendimento Médico Especializado (Same), onde esses pacientes são acompanhados.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios