Tags

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queers, Intersexuais e Assexuais), comemorado anualmente em 28 de junho, foi celebrado em sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba na noite de quinta-feira, 22.

A iniciativa foi da vereadora Iara Bernardi (PT), com o propósito de homenagear nomes reconhecidos da comunidade LGBTQIA na defesa e na luta desse movimento contra o preconceito.

Presidida pela propositora da homenagem, a solenidade contou, em sua mesa de honra, com as seguintes autoridades, além de representantes do movimento: vereadora Fernanda Garcia (PSOL); Viviane Mendonça, professora e coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos); Leandro Martins, coordenador geral da Associação Sorocabana de Cidadania LGBT; o babalorixá Leandro de Iemanjá, representante do Unegro; Tom Rodrigues, representante do Núcleo de Estudo de Gênero e Diversidade da UFSCar. As drag queens Zulu, Alana Oliveira e Pietra Bastis também marcaram presença na solenidade.

Iara Bernardi fez um relato da história da Lei Contra a Homofobia, projeto originalmente apresentado por ela e aprovado na Câmara dos Deputados, com a assinatura de todos os líderes partidários na época, e lamentou que essa lei esteja parada no Senado Federal. “Infelizmente, o Brasil não tem uma legislação específica nessa área que outros países já têm. É uma luta que continua, mas outros avanços aconteceram por via do Judiciário, como a união entre pessoas do mesmo sexo. Volto para a Câmara de Sorocaba com esse mesmo compromisso”, afirmou a parlamentar.

A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) também fez uso da palavra. “Esse dia vem reforçar o quanto precisamos nos fortalecer através da organização da comunidade LGBT, tanto para lutar contra a homofobia, o preconceito e a violência, mas também para trazer esse debate à tona, debatendo o tema em todos os espaços”, afirmou. Outros representantes da comunidade LGBT também fizeram uso da palavra e a sessão solene – transmitida ao vivo pela TV Câmara – também contou com diversas apresentações culturais.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios