Tags

A Secretaria da Saúde de Sorocaba, por meio do Núcleo de Urgência e Emergência, dá início na segunda-feira, dia 26, a um programa de oficinas voltado à qualidade da assistência.

Uma vez por mês, gestores, supervisores, responsáveis técnicos de enfermagem e administrativos de todos os serviços de urgência e emergência da rede municipal estarão reunidos para participar de um processo de autoavaliação, elaboração e implantação de um plano de ação que visa à melhoria do setor.

As reuniões terão cerca de quarenta participantes que atuarão também como multiplicadores e condutores do processo em cada unidade ou serviço que fazem parte da rede de urgência emergência. “O segundo passo será justamente este trabalho nas unidades, com a implantação do plano de ação, envolvimento das equipes de toda a rede e acompanhamento de indicadores”, explicou a enfermeira Luciana Frutuoso, gestora de estabelecimentos de urgência e emergência na Secretaria da Saúde.

O primeiro encontro será realizado na Escola de Gestão Pública, das 8h às 12h. O programa de qualidade também terá visitas técnicas e envolverá as Unidades Pré-hospitalares (UPHs), Unidades de Pronto Atendimento (UPA e PAs), Pronto Socorro da Santa Casa, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, (Samu-192), Central de Regulação de Leitos e Central de Ambulâncias.

Entre as atividades realizadas está um trabalho de diagnóstico, com reflexão dos profissionais, porém, o exercício será realizar uma avaliação na visão de usuários. “Nossa proposta é que gestores e trabalhadores dos serviços reflitam sobre o que esperam e o que sentem quando precisam de um serviço de urgência e emergência. Em segundo momento, farão essa mesma análise nas suas unidades de atuação”, explicou Luciana. O objetivo desta ação é sustentar o plano de ação do programa. Para isso, serão avaliadas todas as etapas do atendimento e a estrutura dos serviços que fazem parte da rede.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios