Tags

,

A Prefeitura Municipal disponibiliza aos munícipes um espaço chamado Metareciclagem, que consiste em ser um local que recebe o lixo tecnológico (computadores, teclados, monitores e impressoras).

Os equipamentos são consertados com o reaproveitamento de peças. Os “novos computadores” em funcionamento, são doados a entidades carentes. Estão prontos 30 kits de computadores que serão entregues pelo Fundo Social de Solidariedade para entidades da cidade.

O espaço, localizado na av. Nove de Julho, 1066, Vila Barão, oferece também ao munícipe computadores com acesso à internet. Cada pessoa pode utilizar os computadores e a internet diariamente por uma hora, podendo ainda imprimir e fazer cópias de currículos e documentos.

Cerca de 2000 pessoas utilizam o local mensalmente. O acesso aos computadores é realizado de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h45.

Segundo Gilberto Vieira Ayres de Campos, coordenador da Metareciclagem, o setor faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Renda e tem por objetivo reaproveitar o lixo tecnológico, evitando que estes sejam descartados em locais inapropriados, cuidando assim do Meio Ambiente, além de proporcionar às pessoas a oportunidade de utilizar os equipamentos, acessar a internet e fazer as cópias que precisam.

“Muitas pessoas vêm aqui para fazer o currículo e tirar copias de documentos, cada pessoa pode tirar até cinco cópias por dia. Atendemos muitos moradores dos bairros aqui perto, como Nova Esperança, Zulmira, Jd. Esmeralda, Jd. Aeroporto, Jd. Planalto, Humberto de Campos, Jd. Baronesa e Vila Barão, mas vem pessoas de mais longe também”; ressaltou Gilberto.

O munícipe Alex Lopes Ferreira, comentou que frequentemente utiliza o espaço. “Aqui é ótimo, venho quase todos os dias. Como não tenho computador em casa e estou desempregado, envio meu currículo daqui. É muito bom! E quando preciso tirar cópias de documentos, eles fazem as cópias”; falou Alex.

A Metareciclagem recebe aproximadamente 50 doações mensais de equipamentos trazidos por pessoas físicas e regularmente tem empresas e faculdades que também fazem as doações de equipamentos que não estão mais sendo utilizados. As pessoas podem trazer seus equipamentos tecnológicos de segunda à sexta-feira das 8 às 11h e das 13 às 16h.

As peças danificadas e outros equipamentos eletrônicos que não são utilizados na Metareciclagem, são encaminhados à Cooperativa Reviver no Núcleo de Lixo Eletrônico localizado no Jd. Iguatemi. Ao ano são encaminhadas aproximadamente 50 toneladas de lixo eletrônico à Cooperativa.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios