Tags

Com atividades ocorrendo em diversas partes do mundo, o festival Dia de Contar Histórias Para Mudar o Mundo acontece nesta quarta-feira (21) e conta com programação em alguns pontos de Sorocaba.

Para a cidade participar do evento que é realizado desde 2010 a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), em parceria com a Red Internacional de Cuentacuentos (RIC), montou uma agenda de atividades gratuitas de contação de histórias.

Representante da RIC na região, o ator e contador de histórias Zé Bocca é quem conduzirá as atividades, em parceria com o músico Maurício Toco. Biblioteca Municipal de Sorocaba, Terminais de ônibus, UBS do Carandá e Lar São Vicente de Paulo são os locais por onde os artistas passarão levando histórias e música.

Como explica Zé Bocca, a ação pode e deve ser realizada por todas, não apenas por profissionais da contação. A ideia é que em algum momento deste dia alguém conte uma história para outra pessoa (ou outras), registre – seja em foto ou vídeo – e divulgue no blog da RIC, através do e-mail: red@cuentacuentos.eu, que alimentará o blog: historiasparacambiarelmundo.blogspot.com criado especialmente para isso, onde pode ser acompanhada as ações.

As informações devem conter local, horário, contador, público e história contada. Assim é possível mensurar o alcance da ação que ocorre em diversas partes no mundo e, no ano passado, conta Zé Bocca, mobilizou cerca de mil pessoas em Sorocaba.

“Não temos a doce ilusão que contando histórias vamos acabar com todas as mazelas do mundo, mas é um ato político, uma ferramenta. A proposta é que as pessoas possam, nesse mundo tecnológico e individualista, se permitir esse momento de afetividade e troca de energia”, defende o contador.

O secretário da pasta reforçou a importância de se apoiar ações que mobilizem a sociedade de uma forma mais lúdica, e aproxime a arte da população.

História

A data foi instituída pela RIC no ano de 2009, dentro do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias, que ocorreu no Rio de Janeiro/RJ E Ouro Preto/MG. A proposta é que nesse dia, pessoas no mundo todo contem histórias, formando uma grande rede de contadores, independente de sua profissão ou condição social.

A data foi escolhida pela sua simbologia, pois dia 21 de junho é o Solstício de inverno, aqui no Hemisfério Sul, sendo a noite mais longa do ano. Quando no Hemisfério Norte é o Solstício de Verão, com o dia mais longo do ano.

Ocorrendo desde o ano de 2010, a cada ano mais pessoas e países se juntam a ideia de contar histórias para mudar o mundo. No ano de 2012, mais de 350 pessoas em 30 países de todos os continentes participaram das atividades. No ano passado, 38 países participaram da ação.

Programação das apresentações

9h30 – Biblioteca Municipal de Sorocaba

11h – Linha 100 Expresso (Terminais São Paulo e Santo Antônio)

14h – UBS do Residencial Carandá

15h – Lar São Vicente de Paulo

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios