Tags

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba aderiu ao Sine Fácil, novo aplicativo do Ministério do Trabalho (https://empregabrasil.mte.gov.br/) que facilita a pesquisa por vagas de empregos e o acompanhamento de pagamentos do seguro desemprego, entre outras aplicações.

Aderir ao Sine Fácil faz parte de uma estratégia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Sorocaba para criar mais canais de procura ao mercado de trabalho, além de facilitar ao trabalhador o acesso às vagas sem que ele tenha que se deslocar pela cidade.

A ferramenta digital foi projetada e desenvolvida pela DataPrev e deve proporcionar uma redução na demanda de atendimento presencial sobre as agências do Sine (Sistema Nacional de Emprego) entre elas os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT). A estrutura do Sine conta com 51,2 milhões de trabalhadores cadastrados em todo o Brasil e realiza uma média de 300 mil atendimentos diários, considerando o seguro-desemprego e a busca por recolocação no mercado de trabalho ou obtenção da primeira oportunidade.

O novo aplicativo irá possibilitar que todas as atividades do PAT sejam acessadas pela internet a partir de qualquer aparelho celular ou tablet.

O Sine Fácil vai permitir também o cadastro de empregadores que poderão, pela plataforma digital, acessar currículos e indicar os trabalhadores que querem que participem de processos seletivos.

Como instalar o aplicativo

O aplicativo já está disponível para smartphones e tablets com sistema Android, em breve haverá suporte também para iOS. Após baixar a ferramenta pela play store (loja de aplicativos) do seu celular ou tablet, o usuário deve obter um código de barras (Qr Code) no Portal Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br/) para poder começar a usar os recursos do programa. Conseguido o código de barras, basta o trabalhador digitaliza-lo com a câmera fotográfica do celular que seu acesso estará liberado. Todas as informações dos trabalhadores e empregadores inseridos no Sine Fácil são sigilosas.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios