Tags

As empresas privadas que prestam serviços de telecomunicação lideraram as queixas feitas ao Procon de Sorocaba no mês de maio.

Foram 121 reclamações do total de 2.507 atendimentos prestados aos consumidores.

Na área de telefonia móvel, fixa e TV a cabo foram 70 reclamações contra o grupo Claro, 31 contra a Sky e 24 contra o grupo Vivo Telefônica. O Procon em Sorocaba é mantido pela Prefeitura, por meio de convênio com a Fundação Procon.

Na área de assuntos financeiros a liderança foi do grupo Bradesco, com 64 atendimentos, seguido do grupo Itaú, com 45 atendimentos e o grupo da Caixa Econômica Federal, com 32 atendimentos. As reclamações referiram-se principalmente a transações de empréstimos e taxas e cartão de crédito.

Na área de produtos e em relação às reclamações referentes à garantia e entrega de produtos, o grupo Pão de Açúcar liderou com 36 queixas, seguido da Motorola com 13 reclamações e a Samsung, com outros 12.

Atendimentos prestados
Os 2.507 consumidores que procuraram algum dos endereços do Procon em Sorocaba receberam diferentes tipos de atendimentos. Desse total, 1005 buscaram suporte devido a relações de consumo de serviços privados; outros 552 por assuntos financeiros e outros e outros 436 por causa de produtos.

Nas unidades do Procon em Sorocaba são prestadas informações sobre relações de consumo por meio de consultas, cálculos. Também são realizados procedimentos preliminares com as empresas reclamadas, recebimento de denúncias ou reclamações e ainda encaminhar a outros órgãos, quando não se trata de relação de consumo.

Queixas pela internet

Outra possibilidade que o consumidor tem é a de registrar a sua queixa pela internet. Desde março de 2016 o Procon Sorocaba fomenta a plataforma alternativa para solução de conflitos entre consumidores e fornecedores, consumidor.gov.br que neste mês contabilizou 681 atendimentos, com tendência de aumento diante de sua facilidade de acesso e interação entre as partes.

Endereços do Procon em Sorocaba

Unidade Central
Rua Nogueira Martins, 513, centro
(Segunda a sexta-feira, das 8h às 15h)
Casa do Cidadão Nogueira Padilha
Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência
(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
Casa do Cidadão Ipanema
Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena
(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
Casa do Cidadão Itavuvu
Av. Itavuvu, 3.415, Jardim Santa Cecília
(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
Unidade Campolim
Avenida Antônio Carlos Comitre, 295
(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios