Tags

O Dia do Pastor, comemorado no segundo domingo de junho, foi celebrado em sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba na noite de segunda-feira, 12, por iniciativa do vereador Luis Santos (Pros).

Em seu discurso, o vereador ressaltou que os evangélicos são o grupo religioso que mais cresce no Brasil. “No Censo de 1980, apenas 6,6% da população brasileira se declarou evangélica.

Já no Censo de 2010, esse número havia subido para 22,2%. E uma pesquisa do Instituto Datafolha, realizada em 2013, contabilizou 28% de evangélicos no país. Estima-se que, hoje, o número de evangélicos no Brasil já chega a 42,2 milhões de fiéis”, afirmou o vereador. “Se fosse uma nação independente, os evangélicos brasileiros já seriam o 33º país do mundo em população, praticamente do tamanho da Argentina e mais populoso do que a Polônia, o Canadá ou a Arábia Saudita”, acrescentou o parlamentar.

Além de Luis Santos, que presidiu a sessão solene, a mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes autoridades: pastor Eduardo Bortolossi, da Igreja Batista Independente de Sorocaba e presidente do Conselho de Pastores de Sorocaba; João Corrêa, pastor e vice-prefeito de Araçariguama; pastor Luis Carlos, vereador de Votorantim; pastor Mário Hader, da Assembleia de Deus; pastor Herni Crebs, da Igreja Luterana; e pastor Elias Soares, da Igreja Batista Boas Novas. O evento contou com apresentações musicais da cantora evangélica Tamires Castro, do Coral da Igreja Presbiteriana Filadélfia, do Grupo de Louvor Catedral da Adoração e do cantor evangélico Leandro Farias. A pastora Fabrícia Rosa, da Igreja Batista Independente de Sorocaba, fez a oração final da solenidade.

Com o plenário e a galeria completamente lotados, o evento contou com líderes religiosos de várias denominações, como a Assembleia de Deus Ministério Belém, Igreja Presbiteriana Filadélfia, Igreja Missionária Nova Vida, Assembleia de Deus Ministério Bom Retiro, Igreja Batista Independente, Assembleia de Deus Vidas para Cristo, Igreja O Brasil para Cristo, Comunidade Cristã Palavra da Vida, Ministério Filhos da Aliança, Comunidade Cristã Ebenezer, Igreja Caverna de Adulão, Igreja Missionária Nova Vida, Igreja Monte Moriá, Igreja Assembleia de Deus em Famílias. Durante a solenidade, vários pastores foram homenageados.

 

Evangélicos na história – O vereador Luis Santos também falou do papel dos evangélicos na história do Brasil, lembrou os cristãos que continuam sendo martirizados em algumas regiões do mundo e citou o sociólogo Max Weber, que estudou a importância da ética protestante para o desenvolvimento das modernas nações capitalistas e democráticas. “Milhares e milhares de pastores, sobretudo no último século, foram vitais para a propagação do Evangelho em todos os rincões do país, sem distinção de classe, raça, cor, etnia ou quaisquer outras diferenças sociais. O movimento evangélico é plural e não faz acepção de pessoas, levando Cristo para todos, indistintamente. Paralelamente a esse trabalho de fé, os pastores evangélicos também promovem e estimulam um relevante trabalho social, atendendo doentes e desamparados, libertando pessoas do vício das drogas, cuidando da educação das crianças e, sobretudo, sedimentando os valores cristãos na sociedade”, afirmou.

Luis Santos afirmou, ainda: “Num momento em que as crenças materialistas e anticristãs ameaçam a própria família brasileira, jogando filhos contra pais e zombando de valores como disciplina e autoridade, o trabalho dos pastores evangélicos se torna ainda mais vital – não apenas para suas igrejas, mas para a própria civilização.

Porque não há dúvida que o Estado de Bem-Estar social e os regimes democráticos do Ocidente devem muito aos valores cristãos, sobretudo à Reforma de Lutero. E mais do que nunca esses valores precisam ser fortalecidos, se a civilização quiser preservar suas conquistas” – concluiu o parlamentar.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios