Tags

Com a chegada de 13 mil doses a tempo de abastecer as unidades de saúde e garantir atendimento à população até final do expediente, Sorocaba encerrou a campanha de vacinação contra a gripe nesta sexta-feira (09).

Ao longo do dia, devido à demanda intensa pela imunização e aos estoques que estavam baixos, algumas unidades ficaram temporariamente sem doses, remanejamentos foram feitos e, no início da tarde, com a chegada de um novo lote de vacinas, a rede foi reabastecida e manteve o atendimento aos interessados em se proteger contra a gripe.

Até a última quarta-feira, dia 07, 166.380 sorocabanos haviam sido imunizados. A procura pelas doses aumentou expressivamente na segunda-feira, dia 05, quando, por recomendação do Ministério da Saúde a campanha foi aberta a todos os interessados, deixando de ser restrita a públicos considerados prioritários. Apenas na segunda-feira, mais de 10 mil pessoas foram vacinadas. Essa demanda acentuada permaneceu ao longo da semana sendo de conhecimento da população que os estoques estavam baixos e oficialmente a campanha terminaria na sexta, dia 09.

A Secretaria da Saúde de Sorocaba orienta que todas as UBSs contam com uma reserva estratégica de doses para vacinar crianças que têm indicação de reforço. A aplicação desta segunda dose (um mês após à primeira) é estabelecida para crianças entre 6 meses e 8 anos que tenham sido vacinadas contra a gripe pela primeira vez na vida este ano. Os pais dessas crianças foram avisados no ato da primeira dose sobre a necessidade de retornar à unidade de saúde e podem fazer isso no prazo orientado pois o atendimento está garantindo mesmo após o fim da campanha.

Para todas as outras faixas etárias a imunização é garantida com única dose da vacina. Doses remanescentes permanecerão disponíveis para a população em geral até encerramento definitivo nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a partir de segunda-feira (12), porém não serão registradas como parte da campanha.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios