Tags

A Prefeitura de Sorocaba reativará o atendimento de pacientes que fazem tratamento de radioterapia na cidade. Paralisado desde o ano passado, o serviço vem sendo alvo de gestões da Secretaria Municipal da Saúde desde o primeiro trimestre do ano visando à retomada do atendimento.

Atualmente, cinquenta pacientes precisam viajar para Guarulhos e para São Paulo para receber este atendimento e, em um prazo de quinze dias, essas viagens não serão mais necessárias. O contrato com a empresa que montará o serviço na Santa Casa de Misericórdia foi assinado na manhã desta sexta-feira (09).

A capacidade é para atendimento de sessenta pacientes e até 5.280 sessões de radioterapias por mês. O documento foi assinado pela Secretaria da Saúde e pelo diretor da empresa Nucleon Radioterapia e Física Médica Ltda., José Carlos Menegocci, tendo como valor teto R$ 950.450,00 – correspondente à somatória do custo dos procedimentos, conforme a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) – para serviços prestados no prazo de seis meses, visto que foi feito em caráter emergencial.

O serviço de radioterapia é classificado como alta complexidade e em Sorocaba é oferecido por duas fontes, sendo competência do Estado uma das partes. A outra parcela é de responsabilidade da Santa Casa por esta ser integrante da rede Unacon para tratamentos de oncologia. Entretanto, o serviço está suspenso desde o ano passado após o vencimento da pastilha de cobalto utilizada para os tratamentos.

Desde o início do ano, tem sido uma demanda estabelecida como prioritária pelo governo municipal a retomada deste serviço e temos trabalhado para viabilizá-la. Conforme a Secretaria da Saúde, a contratação é o desfecho positivo deste processo tornando possível a reativação do serviço e o fim das viagens dos pacientes para outros municípios para este tratamento. O prazo de quinze dias para início do atendimento efetivo é devido a trâmites de licenciamento principalmente junto à Comissão Nacional de Medicina Nuclear, Vigilâncias Sanitárias e órgãos de controle.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios