Tags

, ,

Embarcar no transporte coletivo, transitar por ruas e calçadas, esperar em pontos de ônibus em calçadas estreitas, espremidos entre o meio fio e muros. Essas são algumas das dificuldades apresentadas em reclamações de cadeirantes, deficientes visuais, entre outros, em Sorocaba.

As demandas que, embora se concentrem sobre o aspecto da mobilidade e acessibilidade, também impactam a empregabilidade e o acesso à saúde para esses indivíduos.

Reconhecendo tratar-se de uma situação herdada de administrações anteriores, em que o descaso às necessidades dos cadeirantes e demais deficientes era presente em obras, projetos e intervenções públicas, um grupo de cadeirantes se reuniu nesta quinta (07), no Centro Integrado e de Apoio à Pessoa com Deficiência, localizado na Vila Gabriel, com representantes de diversas secretarias municipais para organizar e realizar uma Conferência Municipal de Mobilidade e Bem Estar da Pessoa com Deficiência em que suas dificuldades devem ser debatidas e, na medida do possível, já solucionadas pelos setores responsáveis na Prefeitura.

A realização da Conferência é fruto de uma conversa entre o prefeito de Sorocaba e cadeirantes ocorrida no dia 26 de maio durante uma edição do projeto Fale com o Prefeito no Paço Municipal. Imediatamente, por solicitação do Prefeito, o secretário de Gabinete Central, assumiu a incumbência de, juntamente com a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Igualdade e Assistência Social, realizar os preparativos para a atividade.

A Conferência será realizada no dia 27 de junho, das 08h às 15h no Auditório da Secretaria de Igualdade e Assistência Social, na rua Santa Cruz, 116, Centro, reunindo deficientes para debater acessibilidade e mobilidade ainda em local a ser definido. Mais informações sobre como participar podem ser obtidos na Coordenadoria da Pessoa com Deficiência pelo telefone 015 3224-4636.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios