Tags

Na tarde desta sexta-feira (9), a Urbes – Trânsito e Transportes realizou mais ações educativas do Programa de Trânsito “Faixa Viva”. Mímicos permaneceram na faixa de pedestre da rua Souza Pereira, na altura do número 166, no Centro, e ensinaram pedestres e, consequentemente, os condutores que passaram pelo local sobre a importância do respeito à faixa de travessia e como utilizá-la.

Lançado como programa em maio deste ano, o “Faixa Viva” tem como objetivo educar as pessoas para que adotem novas posturas no trânsito e o pedestre seja priorizado em sua travessia, garantindo a sua segurança e evitando atropelamento nas vias da cidade.

De forma lúdica, sem pronunciar uma só palavra, os mímicos direcionam pedestres para a faixa, ensiná-los a fazer o sinal com a mão e agradecer os motoristas que esperarem os pedestres atravessarem. Um material informativo também foi entregue às pessoas.

Também nesta sexta-feira, no período da manhã, a equipe de Educação para o Trânsito da Urbes abordou motoristas e pedestres que circularam pela faixa de pedestre da Praça Dr. Ferreira Braga, no Centro. Além de uma bate-papo com os pedestres, os educadores da Urbes orientaram como deve ser feita a travessia e entregaram um material informativo.

Como funciona

O pedestre deve obedecer à sinalização de trânsito específica e somente andar na faixa própria. Para a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre, ainda na calçada, deve estender o braço com a palma da mão, e só atravessar quando os carros pararem. No semáforo, ele deve esperar até que o sinal feche para os carros.

Já os condutores devem reduzir a velocidade do veículo ao avistarem uma faixa de pedestre e, quando houver um pedestre indicando querer atravessar, parar o veículo para que ele atravesse com tranquilidade e segurança.

Mais ação no sábado

Neste sábado (10), das 9h às 12h, os mímicos vão promover a mesma atividade na rua Monsenhor João Soares, 334, em frente à Praça Dr. Ferreira Braga, no Centro.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios