Tags

A Comissão de Habitação e Regularização Fundiária da Câmara Municipal – presidida pela vereadora Iara Bernardi (PT) e composta pelos vereadores Vitão do “Cachorrão” (PMDB) e Wanderley Diogo (PRP) – entregou à Mesa Diretora, nesta quinta-feira, 8, um relatório com informações e sugestões para os problemas com alagamentos nos bairros Vitória Régia II e III, zona norte de Sorocaba.

O mesmo documento já havia sido entregue, há algumas semanas, ao Secretário de Habitação do município, Maurício Campanati.

Constam neste relatório propostas como: a implantação de bacia de detenção; fomento de uma política integrada de arborização urbana e de água de reuso; manutenção do leito natural do rio; e revisão e manutenção do sistema de esgotamento sanitário. Desde janeiro deste ano, a Comissão – com apoio de técnicos da área – vinham estudando, junto aos moradores desses bairros, possíveis alternativas que solucionassem em definitivo o problema.

No período mais chuvoso do ano, quando registra-se aumento considerável no nível do Rio Sorocaba, as ruas que estão abaixo desse nível permanecem alagadas devido à dificuldade na drenagem da água. Ou seja, além do transtorno com a falta de mobilidade, os moradores são expostos a doenças graves, como a leptospirose, esquistossomose, cólera e hepatites.

Para a vereadora Iara, que coordenou os trabalhos da Comissão, as soluções apresentadas são viáveis para conter os alagamentos, mas é preciso vontade política para resolver decisivamente o problema. “Penso que é preciso arregaçar as mangas e ter vontade de solucionar, mas sugiro ao prefeito Crespo que não tome nenhuma atitude sem antes consultar os moradores”, enfatizou.

Ainda de acordo com a vereadora, a Comissão deverá voltar ao Vitória Régia no dia 17 de junho para apresentar à população local as conclusões do trabalho. “As famílias precisam ter esse retorno, pois existe a expectativa de que a situação se resolva”, disse.

Estudos sobre alagamentos estendem-se a outras regiões

Assim como o Vitória Régia II e III, bairros como Mineirão, Jardim Guadalupe e Hungarês também integram os estudos da Comissão de Habitação em relação a inundações e alagamentos. No mês passado, a vereadora Iara e o vereador Wanderley Diogo participaram de uma reunião com os moradores desses bairros para levantar as primeiras informações. A expectativa é de que nas próximas semanas também seja apresentado à prefeitura um relatório com os apontamentos da Comissão.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios