Tags

Após a diminuição dos níveis da represa do Ferraz e a reinstalação dos motores e bombas que precisaram ser removidos para não serem danificados com o alagamento, a Estação de Tratamento de Água “Eng. Celso Eufrásio Monteiro” (ETA Éden) está operando normalmente desde as 15h desta quarta-feira (07).

Desta forma, os quatro conjuntos de motores e bombas que fazem a captação da água bruta para tratamento e os três motores e bombas responsáveis pela distribuição da água tratada estão em funcionamento, permitindo que os Centros de Distribuição dos bairros do Éden, Cajuru e Aparecidinha sejam abastecidos e façam a distribuição para os imóveis.

A plena normalização do abastecimento naquela região da cidade, porém, não será imediata, visto que existe um período a ser observado para que todas as redes de distribuição sejam preenchidas e os reservatórios dos bairros atinjam níveis considerados normais.

De acordo com as previsões do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, as regiões do Éden e Aparecidinha deverão ter a distribuição de água totalmente retomada até o final desta noite, enquanto que a do Cajuru deverá estar normalizada durante a madrugada e início da manhã de quinta-feira (08).

Para que a situação seja normalizada com mais brevidade, a autarquia solicita que a população residente na região afetada procure manter um consumo consciente, sem desperdício, assim que começar a recebe a água.

Obras vão corrigir o problema

De acordo com o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva, as obras de reforma, ampliação e modernização que vêm sendo desenvolvidas na ETA do Éden – com previsão de conclusão até o final deste ano -, vão corrigir a situação que possibilitou a inundação da casa de bombas da estação na madrugada desta quarta-feira (07).

“As intervenções que estão sendo realizadas envolvem todas as unidades da ETA do Éden, dentre elas o local onde ocorre a captação da água para o tratamento e distribuição, e desta forma, problemas como o ocorrido hoje não mais acontecerão”, destacou Ronald.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios